LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA

Saudações!

Celebramos hoje o Domingo de Ramos da Paixão, em que Jesus reza: “Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!” Acompanhemos a proposta Litúrgica, com várias sugestões: para a Celebração Dominical da Eucaristia, para a Celebração Dominical da Palavra – presidida pelos ministros leigos e leigas, e para a Catequese. Para esta ação evangelizadora, incluímos aqui, atividades para os Catequizandos.

Estimado irmão ordenado, consagrado(a) e leigo(a), faça a experiência do encontro a partir da Lectio Divina (Evangelho do Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na família e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.

A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade crescem com a Leitura Orante de Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.

Pelo desprezo de muitos, visto que nem de todos, o júbilo fica entre cinzas e dar estupenda força as infâmias. Tudo isto aos olhares de Jesus desde Jerusalém ao calvário. Para os discípulos e discípulas do Mestre, um emaranhado de circunstâncias: num momento é uma coisa (viva) e sem demora, outra situação (crucifica-o). Somente o Poder do alto para compreender e permanecer com Ele.

Temos como alicerce da nossa fé a ação misericordiosa do Pai manifestada em Jesus – Evangelho. E em nenhum capítulo ou versículos se entrever “vida mansa”, mas é manifestada a alegria sem fim, provinda das adversidades da vida.

A todos os irmãos e irmãs a minha bênção! Abençoada Semana Santa!

+ Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém

 

ABAIXO AS SUGESTÕES PARA A CATEQUESE

13.04.2025-RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR-C