Com informações da Pascom Diocesana de Bragança
O santo mais festejado pelo povo bragantino, São Benedito, marca a religiosidade e a cultura do município de Bragança, nordeste paraense. O mês de dezembro é o período da festa do “santo preto”. Na noite do último dia 18, foi iniciada a festividade deste ano. O evento contou com a participação de dom Jesus Maria Berdonces, bispo de Bragança. O prelado marcou presença na reinauguração da estátua de São Benedito, construída em 2009 pela Prefeitura Municipal, mas que em maio deste ano desmoronou após intensas chuvas. A estátua foi reconstruída pelo Governo do Estado e entregue ontem à população bragantina que agora poderá contemplar novamente o santo padroeiro à margem do Rio Caeté.
Dom Jesus lembrou da importância do Mirante de São Benedito para a cidade. “É importante que a cidade tenha a sua marca. E o mirante era uma marca de Bragança. Quando o mesmo caiu, nós perdemos um pouco da nossa marca”, disse. Para ele, a estátua do santo não é importante apenas para o catolicismo, como símbolo religioso; mas para a cultura da cidade. Ou seja, “é marca de todo povo bragantino”, destacou o bispo que também agradeceu ao governador pela celeridade com que os trabalhos da reconstrução e revitalização do espaço foram executados.
O novo monumento segue com as mesmas configurações do anterior: 16,5 metros de altura e 4 de diâmetro. A estátua foi erguida pelo artesão Valdeci dos Santos (Japão), que ganhou, através do voto popular, o Concurso São Benedito de Arte Popular, que foi realizado em julho passado.
A Festividade de São Benedito 2019 segue até o próximo dia 26 de dezembro. Diversas Missas, Procissões e novenas marcam a programação que movimenta a cidade inteira nesta época do ano.