redação Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
com informações do Seminarista Leandro Ferreira/ Arquidiocese de Santarém

Na noite do dia 28, passado, os seminaristas das Dioceses do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, no Pará e Amapá, participaram da Missa de Páscoa celebrada na Paróquia São Pio X, em Ananindeua (PA), que foi presidida por Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da Prelazia do Marajó.

Durante sua homilia, Dom Ionilton encorajou os seminaristas a perseverarem na comunhão e na missão evangelizadora. Ainda na celebração, foi apresentado oficialmente o assessor eclesiástico Cônego Roberto Cavalli – Assessor Eclesiástico do CSD.

“Foi um momento celebrativo pascal com a Santa Missa e um momento fraterno de partilha, e muita alegria para mim ao ser apresentado como assistente eclesiástico junto ao Conselho dos Seminaristas Diocesano. Que a alegria da Páscoa contagie nossos corações para que caminharemos juntos na comunhão e participação”, contou cônego Roberto Cavalli.

A missa, marcada pela fraternidade e espiritualidade, contou com a presença de alguns padres formadores com o principal objetivo de fortalecer a unidade entre os seminaristas do regional, assim como também de irmãos religiosos que atuam na região.

Para o Irmão Maicon Maccari o momento proporcionou uma experiencia marcante “vivenciar esse momento que o CSD proporcionou foi uma experiência marcante e edificante, porque nos convida a viver de fato a fraternidade, e é na convivência com os outros que me refaço e ganho mais força na caminhada. Cuidar é estar próximo, e nesse lema profético do CSD, na participação formamos comunhão”, disse o irmão.

“O CSD é uma expressão fraterna e bonita da participação e comunhão entre os seminaristas diocesanos, o qual tem por objetivo fomentar o diálogo e o pleno desenvolvimento e amadurecimento da vocação sacerdotal, e dentre muitos momentos destaco o ESDREN [Encontro de Seminaristas Diocesanos do Regional Norte 2] que normalmente ocorre na sede das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias de nosso regional, o qual tem como aspectos essenciais a espiritualidade, formação, missão e o lazer”, explicou o padre Rubens Evangelista Reis – Diocese de Ponta de Pedras.

O seminarista Wiris Silva dos Santos, da Prelazia do Marajó, acredita que os momentos de comunhão entre os seminaristas e o clero são experiências fortalecedoras. “Estar com os irmãos seminaristas e padres é sempre uma experiência que alegra o coração e fortalece a nossa vocação. Mais do que encontros formais, são espaços de partilha, amizade e crescimento, onde percebemos que a nossa caminhada rumo ao sacerdócio é feita em comunidade. O CSD tem favorecido essa proximidade, oferecendo não só momentos litúrgicos e formativos, mas também de lazer e convivência. É nesses encontros que cultivamos os laços que, no futuro, se transformarão em fraternidade presbiteral. Gratidão por vivermos juntos essa caminhada de fé e missão”, finalizou o seminarista.