por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB

Em uma sessão privativa do Conselho Episcopal Regional (CONSER) Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Belém, foi eleito como o novo Presidente da Comissão Episcopal para o Ministério Ordenado e a Vida Consagrada. A eleição, ocorrida em 22 de agosto de 2025, marca um novo capítulo para a pastoral orgânica na região.

A eleição de Dom Julio Endi Akamine foi realizada em conformidade com o artigo 43 do regulamento do CONSER Norte 2. A comissão que ele presidirá é composta pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – Regional Norte 2, pela Comissão Regional dos Presbíteros (CRP) e pela Comissão Regional dos Diáconos (CRD).

De acordo com o regulamento regional, as Comissões Episcopais têm como objetivo promover e coordenar a Pastoral Orgânica do Regional, respeitando a autonomia das igrejas particulares e buscando uma organização alinhada com a Pastoral Orgânica Nacional. Entre suas responsabilidades, destacam-se o estudo, a proposta e a animação de programas e projetos em suas áreas de atuação, sempre em sintonia com as demais comissões.

As Comissões Episcopais podem criar Grupos de Trabalho para atingir seus objetivos, formados por membros das comissões ou convidados externos.

A Presidência Regional do CONSER – CNBB N2 expressou gratidão pela disponibilidade e cooperação de Dom Julio Endi Akamine, desejando-lhe uma missão frutífera junto aos Ministros Ordenados e à Vida Consagrada do Pará e Amapá.

Esta é a primeira vez que Dom Julio irá assumir a Comissão Episcopal para o Ministério Ordenado e a Vida Consagrada, e coloca-se a disposição dos ministros ordenados e de fiéis consagrado. “O Regional Norte 2 é uma instância de comunhão entre os bispos das dioceses de Belém, Bragança, Cametá, Marabá, Ponta de Pedras, Abaetetuba, Castanhal, Macapá, Óbidos e Santarém. Trata-se, portanto, de uma relação entre iguais em vista de uma ação evangelizadora orgânica e coordenada. Fui encarregado de coordenar a Comissão episcopal para o ministério ordenado e para a Vida Consagrada. Comumente as comissões episcopais têm como componentes pastorais, serviços e movimentos, mas a comissão a mim confiada tem como objetivo o cuidado de duas formas de vida que constituem a Igreja. Assumo a presidência desta comissão com a consciência de mais do que realizar ações e iniciativas sou chamado a um serviço de cuidado e de acompanhamento pastoral dos ministros ordenados e de fiéis consagrados. É a primeira vez que assumo esta Comissão. Estou à disposição deles e desejo garantir minhas orações a todos“.

A eleição de Dom Julio Endi Akamine representa um passo importante para o fortalecimento da Pastoral Orgânica no Regional Norte 2 da CNBB. Sua liderança e experiência serão fundamentais para coordenar e promover as atividades da comissão, buscando sempre a unidade e a sintonia com as demais instâncias da Igreja.

Leia o documento com o ‘Comunicado de Eleição’ enviado pelo presidente do Regional Norte 2, Dom Irineu Roman, Arcebispo de Santarém.

Nomeação Norte II da CNBB_

…….

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/