O dia 15 de junho é o dia mundial de conscientização contra a violência da Pessoa Idosa. Esta data é reconhecida pela ONU(Organização das Nações Unidas) desde 2011, de modo que nós queremos levar adiante no nível de conscientização desta data importante para todas as pessoas, sobretudo em favor da pessoa idosa, lutando conta toda forma de violência.
A Pastoral da Pessoa Idosa quer ter presente esta data com fé, esperança e caridade. É uma pastoral importante que cuida, zela pela pessoa idosa e que deve ser implantada sempre mais em nossas comunidades, paróquias e dioceses. Reconhecemos entidades, conselhos comunitários e outras iniciativas da sociedade e do poder público em favor da pessoa idosa.
Trabalhemos pelo bem de todas as pessoas, levando em consideração a pessoa idosa. Nós sabemos que o jovem de hoje será a pessoa idosa de amanhã de modo que as pessoas devem se preparar para um dia viverem a situação de pessoa idosa. Tudo isso leva o respeito, o carinho, a amizade, o amor para com a pessoa idosa.
O Papa Francisco tem presente a valorização da pessoa idosa sendo uma cultura, um modo de ser, de ver as coisas para ser bem mais trabalhada na família, na comunidade e na sociedade. As pessoas idosas não podem ser vistas como um peso, mas como pessoas de maior experiência na vida, na família e na sociedade de muita gratidão a Deus e aos irmãos e irmãs.
A pessoa idosa deve ser vista como uma benção do Senhor para todas as pessoas em vista de sua dignidade, como pessoa, criada à imagem e semelhança de Deus. A violência contra a pessoa idosa deve ser superada pelo amor a Deus, ao próximo como a si mesmo. É preciso que todos se empenhem, sobretudo, os familiares, e as comunidades cristãs, católicas para que haja paz e amor nas famílias e lugares onde estão as pessoas idosas.
A violência gera violência. Nós queremos construir um mundo de paz, de amor onde todos sejam valorizados e as pessoas idosas tenham a sua consideração e amor. As autoridades políticas se preocupem sempre mais com as pessoas idosas com políticas públicas que ajudem a pessoa idosa a viver bem no nível familiar, comunitário e social.
O Senhor nos pede que amamos todas as pessoas, sobretudo as pessoas idosas.
O Senhor abençoe a todas as pessoas idosas e aquelas que cuidam das mesmas.
Dom Vital Corbellini
Bispo de Marabá – PA.