por Dom Vital Corbellini
Bispo da Diocese de Marabá

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

A vida de cada um de nós constitui uma grande novidade, porque nós somos filhos e filhas de Deus. Nós somos salvos em Jesus Cristo pelo dom do Espírito Santo, em unidade com o Pai. Deus nos criou para o bem, para constituir uma generosa doação de uns para com os outros, para amar-nos uns outros, a Deus e consigo mesmos.

Nós estamos aqui para lançar para todo o mundo, a nossa capital, as nossas pastorais, comunidades, paróquias, dioceses, escolas para lançar um ebook sobre a casa comum. Nós estamos aqui para colaborar com a COP 30, porque o acontecimento ocorrerá em Belém, em nossa capital do Estado do Pará, no ano que vem 2025, tratando-se da Conferência das Partes, sendo também a primeira vez que o Brasil receberá uma conferência sobre o clima. A Pastoral da Educação em nível de CNBB Regional Norte 2, Pará e Amapá, pela coordenação da Ladyanne Souza e toda uma equipe de educadores e educadoras do Regional elaboraram um ebook, um valioso instrumento eletrônico que será utilizado nas escolas tendo como título: COP – 30: Amigos da Casa comum. Um ebook é um tipo de livro digital que é lido em dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets, e computadores. No ebook, o conteúdo diferente da impressão ele é colocado de uma forma eletrônica. Ele será um ótimo instrumento a ser utilizado nas escolas, pelos educadores, educadoras, educandos e educandas e também por todas as organizações que buscam a harmonia com a natureza, com a conversão ecológica e pastoral, entidades em vista do bem comum e do Reino de Deus. Este ebook tem como objetivo fundamental compreender a temática da natureza como possibilidade de tornar a todos os amigos da casa comum.

A Campanha da Fraternidade 2024 (CF), quer levar as pessoas a superar as barreiras da geografia e do espaço (FT, n. 1) em vista da comunhão, da solidariedade, passando pela humildade, aceitação do outro, alegria do encontro que vem da ressurreição, como Jesus perguntou a Pedro se ele o amava mais que aquelas pessoas?! Ele disse que sim (Jo 21,15). Com o tema Fraternidade e Amizade Social e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf.Mt 23,8) nós fomos levados a ser amigos uns dos outros e com o Senhor Jesus. É preciso ser amigos da casa comum, que é a nossa casa, a nossa morada, porque tudo está interligado como se fossemos um. Somos um com a natureza, com as pessoas e com o Deus Uno e Trino. Os educandos e as educandas terão acesso através do ebook a assumir ações concretas em favor do bem estar nosso, com a natureza e com o Criador. Quando as obras saiam das mãos do Criador ele viu que tudo era bom e até descansou no sétimo dia.

Nós estamos passando por mudanças climáticas muito fortes, grandes, ocorrendo secas, incêndios na natureza, muitas vez até criminosos, muita fumaça, e também enchentes, destruições de casas, de outro lado de modo que é preciso assumir outras ações objetivas para que a natureza seja amada, assumida por todos nós. Todas as pessoas viverão melhor, sobretudo os pobres e os necessitados por uma mudança de ações em favor do bem comum da natureza. Por isso o ebook será utilizado nas escolas para que os educandos, educandas e também aos educadores e educadoras ensinam a todos  uma educação diferente, de respeito, de amor para com a natureza e com o Criador do Universo, Deus Uno e Trino. Nós confiemos também a Maria Santíssima esta missão, a Nossa Senhora de Nazaré, rainha da Amazônia para que ajude também as autoridades, e povo em geral a amar a natureza, os povos indígenas, ribeirinhos, os povos dos campos e das cidades, em vista da amizade com todas as pessoas, sobretudo os mais pobres para serem amigos da casa comum e ela conduza os pedidos de todas as pessoas ao seu Filho Jesus Cristo.

A iniciativa tão boa e sábia da pastoral da educação do Regional Norte 2, Pará e Amapá, traga muitos frutos nas escolas, e em todos os setores educacionais para uma conversão pastoral, ecológica em vista do bem comum do amor a Deus, ao próximo como a si mesmo e assim e todas as pessoas sejam amigas com a natureza, em nossas comunidades, paróquias, dioceses, e no mundo em geral em favor do crescimento do Reino de Deus aqui e agora e um dia na eternidade.