
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação CNBB Norte 2
O combate à corrupção eleitoral no Pará entra em sua fase prática neste sábado, 13 de junho. O Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral 2026 promove, a partir das 9h, na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Belém, uma oficina de capacitação voltada para os cidadãos e cidadãs que desejam atuar como fiscais voluntários da democracia durante o pleito deste ano.
A formação é o primeiro passo concreto após a finalização das tratativas entre Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte 2) e o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral). O objetivo é transformar agentes de pastoral, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil em “sentinelas” capazes de identificar e denunciar ilegalidades de forma técnica e segura.
A oficina não será apenas informativa, mas operacional. Os participantes receberão orientações detalhadas sobre ‘Identificação de Crimes’, como diferenciar propaganda irregular de crimes graves como compra de votos, clientelismo e abuso de poder econômico; como realizar o ‘Preenchimento de Denúncias’, como instruções técnicas para o preenchimento correto dos formulários, garantindo que as informações cheguem à Justiça Eleitoral com a consistência necessária para a investigação, e conhecerão os ‘Canais de Denúncia’ com detalhes sobre o novo canal via WhatsApp, que promete ser a principal ferramenta de denúncia para o pleito de 2026.
Para a CNBB Norte 2, a formação de voluntários é uma resposta à “Carta aos Brasileiros”, lançada pelos bispos em abril, que convoca os cristãos a uma participação política ética e consciente. “Não basta desejar eleições limpas; é preciso que a sociedade se organize para garantir que a vontade do povo não seja manipulada pelo poder econômico”, destaca o Regional em suas comunicações.
O trabalho voluntário será devidamente certificado pela Procuradoria Regional Eleitoral no Pará, servindo como registro de serviço prestado à democracia brasileira.
Saiba como participar:
As inscrições para atuar como voluntário e participar da oficina de sábado estão abertas. Os interessados podem realizar o cadastro através do link oficial disponibilizado pelo Comitê: https://forms.gle/9TMhJQouRRc4ePUz8
A organização reforça que a participação na oficina é fundamental para que o voluntário compreenda os limites legais e as melhores formas de atuação em suas comunidades, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social.
Serviço:
Evento: Oficina de Capacitação para Voluntários do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral 2026.
Data: 13 de junho de 2026 (Sábado)
Horário: 09h
Local: Sede do MPF em Belém (Rua Domingos Marreiros, 690, Umarizal)
Link para Inscrição: https://forms.gle/9TMhJQouRRc4ePUz8
….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/