Nos dias 14 e 15 de novembro, ocorreu a segunda reunião da Secretaria geral do Sínodo dos Bispos com a Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM, em preparação ao Sínodo para a Amazônia, que acontece de 6 a 27 de outubro de 2019.
Dom Erwin Kratler, bispo emérito da Prelazia do Xingu e coordenador da REPAM, Dom Antônio de Assis, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, representante do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB (Pará e Amapá) e o monsenhor Possidônio da Mata (Pe.Cid), perito assessor da Secretaria Geral do Sínodo também estiveram presentes na Reunião. O processo sinodal foi iniciado em janeiro de 2018, em Puerto Maldonado – Peru.
“Queremos uma Amazônia melhor onde se viva o Reino de Deus”, disse dom Antônio de Assis. A reunião foi convocada por dom Lorenzo Cardeal Baldisseri, secretário – geral do Sínodo, para falar sobre o processo de organização, as etapas, a elaboração de uma carta convite para outras conferências episcopais da África, Ásia e Europa para a contribuição com processo de reflexão, Discernimento sobre questões que definem o perfil sinodal, além da partilha do processo de reflexão nas dioceses e regionais sobre a preparação do Sínodo: eventos, conquistas, desafios, esperanças.
“Caminhamos nesse processo sinodal em circunstâncias muito especiais e fortemente apoiados pelo testemunho e o magistério do Papa Francisco”, ressaltou dom Lorenzo Cardeal Baldisseri.