por Divulgação / Assessoria da Juventude do Regional Norte 2

Aconteceu na tarde deste sábado (8), o ‘Primeiro Encontro Virtual dos Assessores da Pastoral Juvenil’ do Regional Norte 2. O encontro foi conduzido por Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo referente para a juventude no Regional norte 2 e padre Demison Batista Foiquinos, assessor para a juventude no N2, respectivamente. Participaram também os assessores padre Ruan Freiras, Irmã Marlene Betlinski e Lorena Santarém da Arquidiocese de Santarém, padre João Amaral Furtado da Diocese de Abaetetuba, padre Jailson Costa da Diocese de Cametá, padre Joel Santos e Irmã Ionice Lopes da Diocese de Xingu-Altamira e padre Lucas Nazareno da Diocese de Bragança.

Durante a oração de abertura, os participantes elevaram uma prece rogando a esperança na vida e na missão dos assessores e dos jovens do regional Norte 2, sendo concluída com a oração do Ano Jubilar da Esperança. Em seguida, Dom Antônio fez uma apresentação sobre o Jubileu da Esperança e as Juventudes, a partir de uma visão pastoral, propondo algumas iniciativas que podem ser realizadas pelas Arqui/Dioceses e Prelazias, para que as Juventudes possam viver de forma específica o Jubileu da Esperança, ações reflexivas, como um itinerário de formação com temática da esperança, do sentido da vida, rodas de conversas e capacitações para convivência. ‘Ações litúrgicas também devem ser pensadas e bem organizadas’, frisou Dom Antônio, que continuou “como retiros, peregrinações, celebrações eucarísticas e a valorização da celebração do Sacramento da Penitência, acompanhado da renovação das promessas batismais. Assim como, deve-se realizar atividades lúdicas, que gere alegria, encontro e fraternidade”, disse.

Posteriormente, houve a partilha por parte dos assessores, onde os mesmos expuseram o que já está e ainda será realizado com as Juventudes, no que se refere ao Jubileu da Esperança em suas Arqui/Dioceses e Prelazias, destaque para as peregrinações com os jovens com datas já agendadas nos calendários pastorais.

Prosseguindo com o encontro, Padre Demison, apresentou o calendário nacional e regional da Pastoral Juvenil, dando ênfase ao ‘Primeiro Encontro dos Líderes Juvenis Indígenas’, que ocorrerá em Maio na Arquidiocese de Santarém, mais que será organizado a partir de encontros prévios na própria Arquidiocese de Santarém, na Diocese de Óbidos e na Prelazia de Itaituba.

Após as considerações finais, Dom Antônio fez a oração final e deu a bênção, concluindo assim o encontro.