por Guilherme Maciel / EJCI – Prelazia do Marajó
O município de Afuá (PA) foi palco do ‘EJCI 2025 – Encontro de Jovens Católicos Interparoquial – EJCI’ da Prelazia do Marajó, e reuniu mais de 300 jovens das 75 comunidades, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de 11 a 13/7.
Foram três dias de intensa experiência de renovação da fé, comunhão e missão, que iniciou com a alegria do acolhimento e entusiasmo com a chegada da Cruz Peregrina do EJCI, conduzida em clima de oração e emoção até o interior da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, onde foi celebrada a Missa de Abertura presidida pelo pároco padre Heliton Borges da Silva.
A Cruz, símbolo da missão e da unidade, acompanhou os três dias do encontro, sendo um sinal visível da presença de Cristo entre os jovens. Na programação os participantes viveram momentos marcantes como pregações, adorações, momentos marianos, louvores e a tradicional Noite Cultural, o ‘Evangeliza Show’, que expressou, por meio da arte, a alegria de ser jovem e cristão, e contou com a participação ativa de cada paróquia participante, contribuindo para um ambiente de unidade, partilha e renovação espiritual.
Izabel Félix, coordenadora da Renovação Carismática Católica- RCC, foi quem fez a pregação do evento, a partir do tema central “Estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir” (1Pd 3,15). “Na pregação, refletimos sobre a importância do jovem cristão ser testemunha da esperança que vem de Cristo. Num mundo que muitas vezes apresenta incertezas, o jovem é chamado a irradiar fé e coerência. A Palavra nos convida a estarmos preparados para dar esse testemunho com amor e humildade”, contou Izabel.
Padre Heliton Borges da Silva, que acompanhou todo o encontro, destacou a relevância desse momento na caminhada dos jovens “o EJCI é um momento essencial de evangelização para a juventude. É onde os jovens encontram espaço para expressar sua fé, se reencontrar com Cristo e perceber que não estão sozinhos na caminhada. O evento fortalece os laços entre os setores da paróquia e planta sementes de vocações, de missão e de esperança no coração da nossa juventude”, disse o pároco.
Para muitos jovens, como a participante Ana, de 18 anos, o EJCI foi renovador “participar do EJCI foi incrível. Foi um tempo de encontro com Deus, com os amigos e com a minha própria história de fé. Eu saí renovada, com mais coragem para viver a missão no dia a dia. Me senti parte de algo maior, unido a tantos outros jovens que também querem ser luz no mundo”, falou a jovem.
O EJCI 2025 foi uma experiência de encontro com Deus, de fortalecimento da fé e do compromisso missionário da juventude paroquial, que já tem data marcada para acontecer em 2026. O encontro acontecerá nos dias 21, 22 e 26 de agosto.