por Diácono Samuel / Coordenador Da Pastoral Juvenil Socioeducativo da Arquidiocese de Belém

Na manhã do sábado, 27/9, a Pastoral Juvenil Socioeducativa da Arquidiocese de Belém realizou um encontro formativo voltado para a organização pastoral e o fortalecimento de sua missão evangelizadora junto aos adolescentes e jovens privados de liberdade. O evento aconteceu na Capela das Irmãs Legionárias e reuniu cerca de 30 membros da Pastoral Juvenil Socioeducativa, e contou com a participação do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Julio Akamine, e representantes da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Pará – FASEPA.

Estiveram presentes, também, religiosos, seminaristas, diáconos e leigos comprometidos com a evangelização, e um jovem socio educando que está em cumprimento de medida socioeducativa, contribuindo com seu testemunho e a importância dessa presença da Igreja em sua vida.

O encontro também contou com a presença de gestores de unidades socioeducativas da Unidade Masculina de Semiliberdade do Icoaraci e a gestora da Unidade Feminina da Cidade Nova, além de monitores que atuam diretamente no acompanhamento dos adolescentes.

A programação iniciou com a Santa Missa, presidida por Dom Júlio Akamine, que em sua homilia destacou a importância desse serviço pastoral, recordando visitas que realizou a unidades socioeducativas em Sorocaba. O arcebispo ressaltou que a missão não é apenas levar o anúncio da conversão, mas também permitir-se ser interpelado e chamado à própria conversão pessoal.

Após um momento de partilha fraterna, os participantes participaram da abertura oficial e da apresentação de um vídeo institucional da FASEPA, pela coordenadora kátia Porfírio, que apresentou a missão, objetivos e atividades da fundação.

Em seguida, a Pastoral Juvenil Socioeducativa apresentou sua trajetória, os frutos já colhidos e o compromisso contínuo com a evangelização dos jovens. Houve também espaço para apresentações de representantes das equipes que já atuam em unidades visitadas, fortalecendo ainda mais o espírito de comunhão e missão.

Para Silvana Virgolino da Silva Costa, Missionária da Comunidade Semente Do Verbo, pela casa de Aliança São Miguel Arcanjo, a proposta da formação para a pastoral foi essencial para a Arquidiocese de Belém, pois forneceu informações e orientações detalhadas para evangelizar socio educandos, além de promover a troca de experiências e a análise de estratégias para aprimorar a evangelização, visando alcançar o objetivo de levar a palavra de Deus a um público carente. “A importância dessa formação, a formação para essa pastoral para a arquidiocese, é que a gente consegue ter mais informações detalhadas e orientações da Arquidiocese de Belém para como desenvolver esse trabalho perante o sócio educando, no qual essa pastoral tem o objetivo de evangelizar. Além de trocas de experiências que a gente faz como equipe e uma análise de como a gente pode melhorar, de como a gente pode evangelizar melhor dentro das orientações da Arquidiocese de Belém. Por isso, essas formações são de fundamental importância para que consigamos o nosso objetivo, que é evangelizar esse público tão carente de evangelização e da palavra de Deus”, disse Silvana.

Kátia Pofírio coordenadora da FASEPA falou sobre a alegria em ter a Igreja católica como parceira no cuidado com os adolescentes, em especial cuidando do seu lado espiritual “É uma honra para a FASEPA ter a Igreja Católica ao nosso lado. Acompanhar e participar das atividades da unidade, com todo o trabalho espiritual que oferecem aos nossos adolescentes, é algo que nos toca profundamente. Foi com muita alegria que participamos do processo formativo da Pastoral Juvenil Socioeducativa, com a presença do Dom Júlio. Nós, da FASEPA, sentimos que é um momento especial para refletir sobre a espiritualidade e como podemos levar a palavra de Deus, um conforto, uma paz, uma união e perseverança, aos jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas. Desde o ano passado, essa parceria com a Igreja Católica tem sido fundamental. Trabalhamos juntos as questões da espiritualidade, e as atividades têm sido muito importantes para todos. Este mês foi particularmente intenso, com a visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré e as celebrações de missa. São momentos de fé, união e esperança que levamos para os nossos jovens.”

O encontro foi concluído com uma nova fala de Dom Júlio, que manifestou seu apoio e compromisso com esta missão pastoral. Em seguida, realizou-se o registro fotográfico, os agradecimentos oficiais e, por fim, um momento de confraternização com almoço partilhado.

Este encontro reforça a missão da Pastoral Juvenil Socioeducativa em ser presença da Igreja junto aos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, oferecendo-lhes, através do anúncio do Evangelho, a esperança de novos caminhos e a possibilidade de recomeço.

A Pastoral Juvenil Socioeducativa precisa de novos membros para crescer e se fortalecer. O chamado é para religiosos, seminaristas, diáconos e leigos que desejam doar seu tempo e coração nesta missão. Quanto mais pessoas se unirem, maior será a força de evangelização e transformação de vidas que a Igreja poderá levar aos jovens e adolescentes que mais necessitam.

 

……

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/