Dias 10, 11 e 12 de 2017 ocorreu o Encontro Regional da Pastoral da Aids da Conferência nacional dos Bispos do Brasil – CNBB Norte 2 (Pará e Amapá), com o Tema: “Para Onde Vamos?”, na Casa Santa Clara, Ordem Franciscana Secular.
Houve a participação de 20 agentes oriundos da Arquidiocese de Belém e das dioceses de Abaetetuba, Castanhal, Marabá e Santarém. O Plano de Ação Nacional da Pastoral da Aids 2017-2019 definido em nossa última Assembleia, foi apresentado, além de “Fomentar a criação e fortalecer as equipes de agentes em vista do desenvolvimento das ações da Pastoral da Aids”.
Neste sentido, a Pastoral da Aids do Regional Norte 2, buscou avaliar a caminhada, fortalecer nossas bases, elencar prioridades e rever nossa metodologia.
Dia 10/11, sexta-feira, ocorreu a abertura com o Ofício Divino das Comunidades refletindo sobre o evangelho de Jesus Cristo Segundo São Lucas 17, 20-21 que trata sobre a construção do Reino de Deus. No sábado, as atividades que foram realizadas foram apresentadas pelas equipes, onde a Pastoral está organizada ou possui ponto focal que desenvolve ações de formação nos valores cristãos, prevenção, incidência política, acompanhamento de soropositivos.
Deste modo, a prática de nossa missão: Solidariedade, Informação e Compromisso Social partindo das ações, ocorreu a avaliação do perfil dos agentes com o auxílio da Psicóloga Raissa Santos (UFPA). Em seguida, houve o aprofundamento com os líderes diocesanos, depois os encaminhamentos realizados pela Carta de Porto Alegre (Elaborada no X Seminário Nacional de Incidência Política) e a do Rio de Janeiro (Elaborada no XV Seminário Nacional de Prevenção) para ajudar nos desafios da SUStentabilidade, como resposta ao HIV/Aids no Pará, no conceito amplo que pode ser compreendido abaixo:
– SUStentabilidade técnica;
– SUStentabilidade política e pastoral;
– SUStentabilidade financeira.