por Aritana Aguiar / Ascom Arquidiocese

A Arquidiocese de Santarém esteve representada no XVIII Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais, promovido pela Comissão Nacional dos Diáconos (CND), entre os dias 13 e 15 de outubro de 2025, na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF).

O evento reuniu representantes de diversas dioceses do Brasil para momentos de formação, partilha de experiências e reflexão sobre o processo formativo dos diáconos permanentes. A Escola Diaconal São Lourenço, de Santarém, foi representada pelo Diácono permanente Luís Alípio Gomes, membro da equipe pedagógica da instituição.

O bispo Dom Valter Magno de Carvalho, referencial da Comissão Nacional dos Diáconos, esteve presente durante todo o encontro.

Durante os três dias de programação, foram realizadas palestras, momentos de espiritualidade, análises e debates sobre o processo vocacional diaconal, abordando temas como “O chamado”, “A formação”, “A eleição e o envio” e os modelos formativos das Escolas Diaconais.

O diácono Luís Alípio destacou a importância da participação de Santarém neste evento nacional.

“Foi um encontro onde pudemos refletir sobre a identidade do diaconado, revisitando suas funções e o processo formativo dos diáconos. Também tivemos a oportunidade de compreender melhor a organização da grade curricular das disciplinas e conhecer as diferentes realidades das escolas diaconais do país.”

Ele também ressaltou a relevância da presença da Escola Diaconal São Lourenço, que recentemente formou e ordenou seus primeiros diáconos permanentes, destacando o valor de poder expor a experiência pedagógica desta escola situada no interior da Amazônia.

“Foi uma experiência muito proveitosa, pois pudemos compartilhar um pouco da nossa caminhada iniciada na Arquidiocese de Santarém, sob o episcopado de Dom Irineu Roman. Isso tem sido muito enriquecedor, especialmente por sermos a primeira turma. […] A questão da nossa realidade amazônica ainda continua sendo um grande desafio em função de sua peculiaridade e pela sua especificidade regional.”

O diácono acrescentou ainda que o encontro confirmou que as ações desenvolvidas pela Escola Diaconal de Santarém estão em sintonia com o que a Igreja propõe para a formação dos diáconos permanentes, além de oferecer novas perspectivas para o aprimoramento do processo formativo.

“Houve uma reflexão importante sobre o acompanhamento e os critérios de admissão, aspectos que podemos acrescentar ou fortalecer em nossa formação diaconal.”

O encontro foi encerrado com um almoço de confraternização entre os participantes, marcando mais um passo importante no fortalecimento da comunhão e na troca de experiências entre as escolas diaconais do Brasil.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp  https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.
E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/