por SedCom / Diocese de Óbidos

O Projeto “Mulheres e Crianças da Amazônia”, promoveu entre os dias 21 e 25 de julho, durante os festejos de Senhora Sant’Ana, uma exposição dos produtos confeccionados no ateliê comunitário do referido projeto. As peças produzidas são resultado das aulas de corte e costura básica e crochê: roupas de cama, roupas íntimas, pijamas adulto e infantil, além de acessórios utilitários que evidenciam toda a criatividade e empenho das mulheres na fabricação de cada item. As oficinas são realizadas na sede do projeto, no município de Óbidos, em um ateliê comunitário denominado “Fios de Esperança”, que atende aproximadamente 60 mulheres, crianças e adolescentes, de terça a sexta-feira, por um período de 3 horas, durante 8 meses.

A prática da economia solidária é um dos conceitos trabalhados nas ações do projeto, que buscam estabelecer um modelo econômico que prioriza a cooperação, a solidariedade e a inclusão social. Nesse contexto, as atividades comerciais são organizadas de forma coletiva, incentivando a participação de todas as envolvidas com o projeto, promovendo iniciativas empreendedoras e o bem-estar comum a todas.

O projeto “Mulheres e Crianças da Amazônia” tem como lema: “Em nossas mãos está o cuidado e a preservação da vida!”, que evidencia o compromisso das suas ações na promoção da emancipação feminina, bem como na conscientização das crianças e jovens para o cuidado com a nossa “Casa Comum”, termo usado pelo Papa Francisco relacionado ao espaço onde vivemos. Atualmente, acontece em 04 municípios da Diocese: Curuá, Faro, Óbidos e Oriximiná, atendendo aproximadamente 350 pessoas entre mulheres, adolescentes e crianças, na faixa etária de 07 anos a 75 anos de idade. É uma iniciativa da Diocese de Óbidos através de seu Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, para a promoção da consciência e o cuidado na preservação da vida, interrompendo ciclos de vulnerabilidade, com ações e serviços básicos em saúde, educação, geração de renda, resgate da autoestima, além de fortalecer o serviço pastoral, disseminando informações sobre a importância da proteção ao meio ambiente e práticas de sustentabilidade.

…….

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/