por Gustavo Ferreira / Pascom Diocese de Abaetetuba

Neste domingo, 21/09, aconteceu a procissão fluvial da bíblia dando início ao ‘Estudo Bíblico 2025’ nas comunidades do setor 1, São Sebastião, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Mãe do Bom Remédio, Nossa Senhora das Dores, Santo Antônio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, comunidades da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz–ilhas, da Diocese de Abaetetuba.

A procissão teve início na comunidade São Sebastião que fica a uma hora de distância indo de freteiro (lancha) e cerca de 100Km de distância para Abaetetuba, com percurso fluvial pelas águas do Rio Ajuai até a comunidade Nossa Senhora das Graças que tem cerca uma hora de viagem até Abaetetuba e cerca de 100 Km de distância.

Cerca de oito barcos de grande porte e seis de pequeno porte, sendo rabetas a rabudo e lanchas participaram da procissão E cerca de 168 pessoas estiveram presentes neste momento de Fé.

Benedito da Silva Gomes, coordenador da comunidade católica Nossa Senhora Mãe do Bom Remédio, em Rio Panacuera, falou da importancia da procissão “a procissão foi muito importante, pois marcou o início do estudo bíblico no setor 1, que este ano está refletindo sobre um tema ‘a esperança não decepciona’ retirada da carta aos romanos Capítulo 5 Versículo 5, onde ensina que a esperança cristã é uma convicção sólida e não um otimismo frágil.Durante a procissão podemos perceber a força das nossas seis comunidades que em procissão e peregrinação pelos rios, fez um marco em nossa vida como cristão e nos deu ainda mais coragem para vivenciar o estudo que irá se iniciar em nosssas comunidades. Nesses quatro encontros que irão acontecer vamos refletir e estudar, buscando conhecer ainda mais as escrituras sagradas foi muito importante para mim como pessoa e como coordenador da minha comunidade participar desse momento e perceber durante a procissão e durante a celebração eucarística que ocorreu logo após a chegada a comunidade N.Sra das Graças o sentido da centralidade de cristo em nossa vida como comunidade”, disse Benedito.

A coordenadora do grupo de jovens da comunidade Nossa Senhora das Dores, no Rio Paruru, Alessandra Maués,  refletiu sobre o mês da Bíblia. “O mês da Bíblia é um mês muito importante para todo cristão católico, é um momento onde somos chamados a refletir, estudar e se aprofundar na palavra de Deus. Neste ano através da carta aos romanos.A procissão realizada nas comunidades do nosso setor 1, foi um momento de fortalecimento de fé, e de chamado para os irmãos que ainda irão participar dos estudos realizados neste mês. Eu como cristão digo que foi um momento único que precisa ser valorizado cada vez mais em nosso setor 1 e em nossa paróquia, a procissão também é um sinal de esperança pra nós Jovens que busca a viver o chamado da igreja, e a procissão de abertura do estudo bíblico em nosso setor foi algo que ajuda os jovens a buscar conhecimento da palavra de Deus em sua vida. Algo que todos nós jovens precisamos buscar o conhecimento da escritura sagrada”.

Um momento de muita fé, alegria e peregrinação de um povo que busca seguir fielmente a palavra do Senhor onde se é encontrada nas escrituras sagradas. Os fiéis após a procissão participaram de uma Celebração Eucaristica presidida pelo pároco Nazareno Carvalho. 

Este ano o estudo bíblico é voltado a carta aos romanos, trazendo como tema ‘A Esperança não Decepciona’ se alinhando com o ano jubilar que estamos vivendo, esse é um momento de muita fé, aprendizado e reflexão o povo ribeirinho busca se unir para aprender a cada dia mais sobre as Escrituras Sagradas, o estudo se realiza de modo interativo com as mais diversas dinâmicas, orações, cantos e muita animação celebrando juntos a palavra de Deus.

…….

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/