Neste sábado, 26 de maio, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Felipe Néri, santo italiano distinto pela vivência mística atrelada à simplicidade e bom humor. Em nosso regional Norte 2 (Pará e Amapá) celebramos o dom da vida de nosso vice-presidente e arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
Nascido em 1950, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, Dom Alberto desde cedo aprendeu os valores cristãos, a prática de piedade e, por isso, se apaixonou por Jesus Cristo em tenra idade. Com pouco mais de 10 anos de idade, entrou para o Seminário para longos anos de estudos regulares (hoje o ensino fundamental e médio) e específicos da formação sacerdotal (filosofia e teologia), na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. No período de 1976 a 1977 realizou estudos em espiritualidade sacerdotal, no Instituto Mystici Corporis, do Movimento dos Focolares, em Frascati, Roma. Como sacerdote, atuou em diversas paróquias, coordenou pastorais e regiões episcopais e por um bom período também foi Reitor do Seminário Coração Eucarístico de Jesus e responsável pela formação dos diáconos, em Belo Horizonte, capital mineira.
Em 24 de abril de 1991, uma quarta-feira santa, Dom Alberto recebeu o comunicado de sua nomeação episcopal feita pelo Papa João Paulo II que o nomeou para auxiliar na Arquidiocese de Brasília-DF. Dom Alberto foi ordenado Bispo naquele mesmo ano, no dia 06 de julho, festa litúrgica de Santa Maria Goretti, pela imposição das mãos de Dom João Resende Costa, SDB, do Cardeal Serafim Fernandes de Araújo e de Dom Arnaldo Ribeiro.
Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, especialmente as visitas pastorais, conselho Arquidiocesano de Pastoral e acompanhamento dos Seminários, Pastoral Vocacional, Comissão de Juventude, Pastoral Familiar e Campanha da Fraternidade. Desde a instalação da Rádio Nova Aliança, teve um programa diário “Palavra de vida eterna”, com o qual se estabeleceu uma grande rede de contatos com os diversos segmentos da vida de Brasília. A partir de 1991, tem acompanhado em nome da Arquidiocese de Brasília o Grupo Parlamentar Católico do Congresso Nacional. Por mandato da CNBB, foi indicado Bispo Assistente Nacional para a Renovação Carismática Católica permanecendo até 2000. Foi membro da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).
No dia 27 de março de 1996, com a criação da Arquidiocese de Palmas-TO, Dom Alberto para lá foi transferido e assumiu esta Igreja Particular como primeiro arcebispo. Lá ficou até 30/12/2009 quando foi transferido para ser o décimo arcebispo metropolitano de Belém do Pará. Na capital paraense, Dom Alberto tomou posse em 25/03/2010. Atualmente também auxilia a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Norte 2 como vice-presidente. Dentro do Regional é também o referencial para a Pastoral da Comunicação e para os Tribunais Eclesiásticos.
Nossa homenagem e os mais sinceros votos de feliz aniversário a Dom Alberto!
Nossa gratidão ao Bom Deus que nos deu sua vida, Dom Alberto, como dom para a Igreja na Amazônia.