A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021 tem como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14a)
O Regional Norte 2 da CNBB realizou na manhã deste sábado, 21, a primeira formação online sobre a CFE 2021, com a participação de cerca de 60 integrantes das circunscrições eclesiásticas do Regional, pastorais, organismos e congregações religiosas. Dom Vital Corbellini e Dom Wilmar Santin, bispos da Diocese de Marabá e Prelazia de Itaituba, respectivamente, estiveram presentes e conduziram os momentos de oração. Cristiane Araújo, secretária executiva da CNBB Norte 2, e Victor Paiva, da Equipe de Campanha do Regional, estiveram a frente da reunião.
Padre Patriky Samuel, assessor nacional para campanhas da CNBB, ministrou sobre o tema da CFE 2021, destacando que dialogar pressupõe escuta, empatia, e, portanto, “o diálogo e a convivência fraterna é o nosso maior testemunho”.
“Nossa ação é sempre resposta de um coração convertido, que rompe com a indiferença, e como está no processo de conversão, é capaz de amar, se doar e servir.”
O grande resultado dessa formação foi o crescente interesse de dar os próximos passos para o diálogo com toda a Igreja e em viver o ecumenismo. Muitos se interessaram em compor e fortalecer as equipes da Campanha nas dioceses e prelazias do Norte 2, e na realização de próximas formações.
A cada 5 anos, a Campanha da Fraternidade ecumênica, tanto na indicação teórica, como na elaboração, confiada ao CONIC, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs.
► Saiba mais sobre a CFE 2021 no site das Campanhas da CNBB.