por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regionall Norte 2

A Campanha da Fraternidade (CF) de 2026, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estabelece um chamado urgente à reflexão e ação com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). Este tema é fundamental para a Igreja Católica, pois resgata a essência da fé cristã, a Encarnação de Jesus Cristo, que se fez carne e habitou entre a humanidade.

A moradia digna é elevada à categoria de direito humano e exigência evangélica. A CF 2026 convida os fiéis a olhar para a realidade da precariedade habitacional no Brasil, reconhecendo que a ausência de um lar seguro e digno é uma forma de exclusão que fere a dignidade humana. O lema, tirado do Evangelho de João, ilumina esta causa, lembrando que Aquele que é Deus escolheu a fragilidade da condição humana para habitar conosco, solidificando a presença de Cristo nos mais pobres e marginalizados.

Pensando nisso, a Pastoral da Educação do Regional Norte 2 realizará uma formação, no formato remoto, para educadores ‘A Campanha da Fraternidade 2026 na Escola e Universidade’, no dia 6 de fevereiro, às 19h30, através do google meet.

O Papel Estratégico da Pastoral da Educação

Neste contexto, a Pastoral da Educação desempenha um papel insubstituível. Sua missão é garantir que o debate sobre a moradia digna transcenda o período quaresmal e se enraíze na formação contínua de crianças, jovens e educadores. Ao estudar os subsídios da Campanha nas escolas e universidades, a Pastoral transforma a sala de aula em um laboratório de justiça social e fraternidade.

A formação específica para educadores é vital para instrumentalizar os agentes com propostas pedagógicas sólidas. Isso garante que a reflexão sobre o lema – a vinda de Deus para habitar entre nós – se traduza em ações concretas, seja na conscientização sobre o direito à moradia, seja no fomento de uma cultura de partilha e acolhimento dentro da comunidade escolar.

Dessa forma, a CF 2026, mediada pela Pastoral da Educação, reafirma o compromisso da Igreja em ser voz profética, denunciando as injustiças estruturais e promovendo a construção de um mundo onde todos possam, de fato, ter um lugar para “morar” com dignidade.

Os assessores da formação serão:

Vandeia Ramos Coordenadora da Pastoral da Educação do Regional Leste 1, Co-colaboradora dos subsídios para o Ensino Religioso e Campanha da Fraternidade na Escola

Prof. Renan Pimentel Colaborador da Pastoral da Educação do Regional Norte 2

Seminarista Rafael Coordenador da Pastoral Universitária do Regional Norte 2

Diácono Luciano Cavalcante Coordenador da Pastoral da Educação Regional Nordeste 2, Co-elaborador do Subsídio da Campanha da Fraternidade na Universidade.

…….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/