por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
com informações e fotos Comunicação / RCC Abaetetuba
Os grupos de oração da Diocese de Abaetetuba participaram, de 16 a 18 de maio, em Paragominas (PA), do ‘Encontro Estadual para Coordenadores da Renovação Carismática Católica – RCC’. Com o objetivo de reforçar o compromisso de tornar o Espírito Santo mais conhecido, amado e adorado, difundindo a sua espiritualidade e cultura de Pentecostes através dos Grupos de Oração. O encontro teve como missão potencializar a responsabilidade de cada membro no evangelizar com ardor missionário.
Para Daniele Cândido, presidente da RCC Abaetetuba, o encontro foi um momento para renovação da missão “o encontro estadual foi o transbordar do Espírito Santo, sobretudo para a renovação carismática no estado do Pará. Foi realmente um encontro maravilhoso, onde o Senhor reuniu todos os servos para nos dizer que é preciso sair em missão, que é preciso anunciar Jesus como a nossa esperança ao mundo, onde cada grupo de oração foi reavivado, foi renovado, tirado todo abatimento e encorajado a sair em missão foi para isso que o Senhor nos chamou a este movimento foi para isso que cada irmão se reuniu nesse final de semana para ser transbordado do Espírito Santo e assim anunciar Jesus é a esperança do mundo”, disse Daniele.
O encontro foi um momento para que os coordenadores pudessem parar e refletir sobre a missão que escolheram. As pregações, adorações e interações em grupo os levaram a reavivar a coragem de superar as dificuldades, os fardos pessoais ou da missão em si, lembrando que as escolhas não foram feitas por cada membro, mas por Deus que os consagrou.
“O encontro foi um refúgio acolhedor para os pastores. Muitas vezes os pastores vão ser aqueles que vão se entregar pelas suas ovelhas, mas pouco se dá tempo para o cuidado consigo mesmo. A nossa vida de liderança é uma vida muito dificultosa, de muitas batalhas, muitas lutas, e de pouco tempo para olhar para nós e cuidar de nós. É mais cuidar dos outros. E muitas vezes o líder é o último que pensa em si, para esse cuidado, ou para ter um momento de vivência para si, para se abastecer. E esse encontro, de fato, brotou do coração de Deus, porque é um momento em que nós líderes podemos de fato se sentar, se formar, ser cuidados, ser exortados, ser confrontados com as nossas realidades e principalmente não desistir”, falou Lucas Alexandre, coordenador do grupo de oração Fonte de Luz
Durante as pregações foi lembrado que cada coordenador, cada líder, presente no evento também era uma ovelha, que recebeu o Chamado “o líder é uma ovelha do Senhor também. Então, ser curado, ser tocado, ser avivado, neste encontro estadual foi perceber que o chamado é um chamado de Cristo, para levar a propagar Pentecostes, como renovação carismática, como RCC sem medo de ser o que Deus nos chamou a ser uma centelha de Pentecostes para o mundo. Saímos reabastecidos, restaurados para a missão de continuar”, concluiu Lucas Alexandre.