De Folha de Óbidos
Durante a visita, a comitiva anunciou a doação de ventiladores pulmonares para a unidade
O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, recebeu nesta sexta-feira (11), a visita de uma comitiva do Vaticano, enviada pelo Papa Francisco. Em missão humanitária no Brasil, os enviados do Papa visitaram o hospital e anunciaram doação de quatro ventiladores pulmonares e um ecógrafo – um tipo de ultrassom – para tratamento e terapia intensiva de pacientes da unidade.
A visita no hospital iniciou com as boas vindas online do arcebispo emérito, Dom Altieri, coordenador da Pastoral da Saúde da Pró-Saúde diretamente de São Paulo, seguida da apresentação de um vídeo do presidente da entidade, Dom João Bosco Óliver de Faria, que explanou sobre os 53 anos de atuação da entidade, voltados à uma de assistência de qualidade com destaque a missão de cuidar das pessoas.
A comitiva, composta pelo economista italiano Antônio Guizzetti e a fotógrafa Greta Stella visitou as instalações das Unidades de Terapia Intensiva (UTI Adulto e UTI Pediátrica). Atualmente o HRBA disponibiliza 17 leitos de UTI exclusivos para atendimento de casos graves da covid-19.
“Fico muito impressionado com esta região que é cheia de desafios, e tem um hospital como este, de excelência. O hospital tem um fator humano excepcional. Por ser um hospital grande e de referência, esperamos em breve entregar os quatro ventiladores e um ecógrafo para ajudar nos atendimentos”, destaca Guizzetti.
O HRBA, pertencente ao Governo do Pará, é um dos 28 hospitais gerenciados pela Pró-Saúde no Brasil, reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do País e com a mais alta certificação nacional, o ONA 3 (Organização Nacional de Acreditação (ONA), que assegura o padrão de segurança e qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade atende uma população estimada em mais de 1,3 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios do Oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu.
A visita foi acompanhada pelo bispo de Óbidos Dom Bernardo Johannes, o secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto, pela diretora do 9º Centro Regional da Sespa, enfermeira Marcela Tolentino, pela coordenadora de Saúde da Secretaria Regional de Governo e pela direção do HRBA.
“Receber a comitiva foi uma grande honra. O Papa Francisco demonstrou o carinho que tem com a Amazônia Brasileira, pois o Vaticano está desenvolvendo uma parceria com o Governo do Estado, para que sejam cedidos equipamentos de alta complexidade para covid-19 e posteriormente para tratamento de outros pacientes. Temos certeza que essa contribuição será de extrema importância para que a Pró-Saúde continue prestando assistência de qualidade na região”, afirma o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.
Anna Karla Lima