A Pastoral da Educação do Regional Norte 2 realizou, na manhã do último sábado, 15, o I Seminário da Pastoral da Educação sobre o Pacto Educativo Global na Amazônia: Perspectivas e desafios. O encontro foi transmitido por diversos meios de comunicação social do Regional Norte 2, de outras dioceses com alguns rádios e com a participação de Intérpretes em Libras. Estiveram presentes o bispo referencial da Pastoral da Educação Norte 2, Dom Antônio Assis, Professora Lady Anne de Souza, coordenadora regional da Pastoral, Padre Júlio Resende, assessor do setor educação da CNBB, Professor Salomão Hage, Professor Renan Pimentel e coordenado pelo Professor Victor Paiva, ofs.
O Seminário foi organizado por três painéis. O primeiro, Painel da Fraternidade, teve como tema ”O Pacto Educativo Global e suas perspectivas”, assessorado pelo Padre Júlio Resende-CNBB, levou os participantes a conhecer o Pacto Educativo global, as inspirações do Papa Francisco para os ambientes educativos, convidando os educadores e educadoras, família e sociedade a renovar a paixão pela Educação.
Logo em seguida foi apresentado o Painel do Diálogo com o tema ”Educação na Amazônia e seus desafios”, assessorado pelos professores Salomão Hage e Lady Anne de Souza, refletiram acerca da realidade da educação na Amazônia e os principais desafios, motivando os participantes a superá-los por meio do diálogo com Poder Público, com os povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, povo do campo e da cidade, os pobres, os necessitados, aqueles que sofrem por causa da pandemia, outras doenças e ausência de Políticas Públicas bem como os alunos e alunas que tem e não tem internet e sofrem por não ter uma educação inclusiva.
Por fim, o Painel do Compromisso de amor, explanado pelo Professor Renan Pimentel, que motivou os participantes a construir a Aldeia que Educa e assumindo o compromisso de amor na “Querida Amazônia”, documento do Papa Francisco por ocasião do sínodo de 2019. Na oportunidade foi socializado as experiências exitosas da Aldeia que educa no chão amazônica, por meio da Pastoral da Educação da Diocese de Óbidos. O pacto deve ser presença sempre maior na base de nossas comunidades e periferias das cidades e do campo. A educação é uma forma de evangelização de Jesus Cristo e de sua Igreja.
O encontro terminou com a entrada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Santuário de Nossa Senhora, em Marabá, ”a qual pedimos sua intercessão para todo o povo que sofre e que luta pelo bem, pela paz e amor a Deus, ao próximo como a si mesmo”. ”Suplicamos a Maria que leve os pedidos de todos os povos da Amazônia, de outros estados e do mundo e de nossas Arquidioceses,dioceses e prelazias do Norte 2 ao seu Filho Jesus Cristo”, comentou a coordenadora regional da Pastoral da Educação, Professora Lady Anne.
Ainda segundo a Professora, o Seminário teve uma grande participação e interação dos participantes no chat, reunindo bispos, padres, religiosos/as, pastorais, movimentos, serviços, universitários, comunidade surda, pesquisadores/as, movimentos sociais, secretarias municipais de educação, vereadores e pessoas de boa vontade. ”Estamos felizes com a participação de todos o retorno nos comentários. Louvamos a Deus Uno e Trino pelo I Seminário da Pastoral da educação Norte 2”.