
por Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) / Arquidiocese de Santarém
A missão, realizada ao longo do mês de janeiro, contou com uma vasta programação que teve início com a celebração da Santa Missa no Seminário Arquidiocesano São Pio X, presidida por Dom Irineu Roman, Arcebispo Metropolitano, reunindo seminaristas, formadores e missionários enviados para essa experiência missionária.
Ao longo dos dias seguinte os missionários percorreram todas as comunidades da Área Pastoral, levando a presença da Igreja por meio das visitas às famílias, da celebração da Eucaristia, dos momentos de oração, das formações e de encontros simples, mas profundamente transformadores.
Ao todo, participaram 18 missionários, seminaristas da Arquidiocese de Santarém e da Arquidiocese de Belém, uma irmã Missionária da Imaculada (PIME) e padres da Arquidiocese. Unidos sob a coordenação do COMISE e com o apoio das Pontifícias Obras Missionárias (POM), colocaram-se a serviço do povo, vivendo intensamente o chamado missionário.
Inspirados pelo tema “Formamos um só corpo em Cristo” (Rm 12,5), os missionários foram convidados a experimentar a comunhão, reconhecendo-se membros do Corpo Místico de Cristo e aprendendo, junto às comunidades, que a missão se fortalece na partilha e na proximidade com o povo.
Mais do que uma atividade pastoral, a experiência constitui parte essencial da caminhada formativa dos seminaristas, pois permite o contato direto com as alegrias, desafios, esperanças e sofrimentos do povo de Deus. É nesse chão concreto da vida que a vocação se purifica, amadurece e se confirma.
O seminarista João Gabriel Gadelha testemunhou o fortalecimento de sua fé ao participar da missão. “Na minha vida, a 18ª Experiência Missionária, como todas as outras de que participei, fortaleceram minha fé e vocação. Cada comunidade visitada, realidade experimentada, histórias compartilhadas, risos e choros — tudo foi graça de Deus. O Espírito Santo foi o grande protagonista dessa missão. Só tenho a agradecer”.
A experiência reafirma o compromisso da Arquidiocese de Santarém com uma Igreja que caminha junto ao povo, escuta suas realidades e anuncia, com alegria e esperança, Jesus Cristo.
Objetivo da Experiência Missionária
A missão teve como objetivo central anunciar Jesus Cristo, promover a cultura do encontro e possibilitar um conhecimento mais profundo das realidades e desafios do território arquidiocesano. Ao mesmo tempo, contribuiu para o amadurecimento humano, espiritual e vocacional daqueles que se preparam para o ministério sacerdotal.
Compreendida como um dos eixos fundamentais do processo formativo da Arquidiocese de Santarém, a experiência tornou-se também sinal de esperança e graça para todos os que participaram desse tempo especial de missão e comunhão.
…….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/



