Atuando a mais de 50 anos como um importante organismo de formação dentro do Regional Norte 2, o Instituto de Pastoral Regional (IPAR) realiza o 48° edição da formação litúrgica na sede da CNBB Norte 2. Este momento é destinado para agentes de pastorais atuantes nas paróquias de diversas prelazias e dioceses deste regional, nesta edição o IPAR acolhe representantes da arquidiocese de Belém, e das dioceses de Marabá, Macapá, Óbidos e Abaetetuba.

A formação de “Aprofundamento Litúrgico” está acontecendo entre os dias 04 a 16 de julho de 2022  em Belém e tem como objetivos, oferecer estudo litúrgico sistemático que auxilie os agentes a potencializar os serviços prestados no contexto de suas paróquias. Além de, ajudar as comunidades a levar a frente a reforma litúrgica direcionada pelo Concílio Vaticano II, assim como, de outros documentos importantes para a Igreja Católica aplicados à realidade de cada lugar.

Animados e orientados pelos formadores Márcia Paiva, Daniel Campos, Raimunda Miranda e Padre José Maria Ribeiro que é pároco da paróquia Santa Maria Mãe de Deus em Ananindeua, os participantes vivem momentos intensos de partilha de experiências e conhecimentos. A Iniciação à vida cristã (IVC), as Exéquias e a Pastoral Litúrgica são temas destaques no conteúdo programático da formação, a qual oferece a possibilidade da vivência fraterna dos participantes que convivem como que em comunidade durante todo o período da mesma.

“Formar e Servir” é o lema que fundamenta o trabalho formativo do IPAR, o qual favorece uma cuidadosa preparação do povo de Deus para melhor servir às comunidades e paróquias, através da aplicação dos conhecimentos adquiridos na formação e nas experiências partilhadas durante esta intensa convivência diária dos participantes.  Vale ressaltar que além da formação de Liturgia o IPAR oferece outra Formação de estrema importância para a Igreja da Amazônia destinado a formar agentes na área da fé relacionada à política, tal estudo será oferecido entre os dias 18 à 30 de julho deste ano.

 

Com Informações da coordenação do IPAR.

Imagens: Renan Rosário, PASCOM Regional Norte 2