O Instituto de Pastoral Regional (IPAR), da CNBB Norte 2, tem promovido diversos cursos e formações para lideranças no interior do estado. Sempre que procurado e solicitado, o IPAR dispõe de leigos e religiosos para a assessoria em temas como: Liturgia, Bíblia, Música, Pastoral, etc. No último final de semana, entre os dias 09 e 11, Ananindeua (Arquidiocese de Belém), Irituia e Mãe do Rio (Diocese de Bragança) receberam os cursos.
Em Ananindeua foi realizado o último módulo da Escola de Lideranças Cristãs (ELC), na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, bairro do Distrito Industrial. A assessoria ficou por conta da leiga Leila Carvalho. A temática trabalhada com os 23 participantes foi: “Ensino Social da Igreja”.
Na Diocese de Bragança foram três turmas, duas delas ocorreram na Paróquia São Francisco de Assis em Mãe do Rio e congregaram 97 lideranças. Uma turma ficou por conta da leiga Raimunda Azevedo que trabalhou a prática da Lectio Divina, preparação da Celebração da Palavra e homilia. Na outra turma, o módulo foi sobre Teologia da Palavra de Deus e estudo do documento 52 da CNBB (Orientações sobre a Celebração da Palavra). O estudo foi conduzido pela religiosa e diretora executiva do IPAR, Ir. Vânia Carvalho, do Instituto das Irmãs Missionárias do Coração Eucarístico de Jesus.
Com o tema: “Canto e Música na Liturgia”, Ir. Márcia Paiva, religiosa do Preciosíssimo Sangue, formou a turma de 47 lideranças da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Irituia. Irmã Márcia também destacou a postura na celebração, impostação de voz, etc.
No próximo final de semana, dias 17 e 18 de novembro, na Diocese de Marabá haverá o módulo de Liturgia II dentro do Curso de Liturgia. A assessoria será da Irmã Lorena.