por Izabel Costa / Catequista da Diocese de Castanhal

Neste domingo (12/10) a Igreja Católica celebra a primeira liturgia de São Carlos Acutis, mas foi o domingo, 7 de setembro de 2025, um dia muito especial para as novas gerações, quando o Papa Leão XIV, declara santo Carlos Acutis, o primeiro santo millennial. Um adolescente que viveu a beleza da santidade no ordinário da vida. Seu testemunho de vida vem inspirando pessoas do mundo inteiro, particularmente os mais jovens, que veem no santo adolescente a prova concreta que a santidade é um caminho possível, mesmo nestes tempos em que vivemos uma mudança de época e, segundo já se fala, uma nova antropologia.

Foi com o intuito de tornar cada vez mais conhecido e amado o jovem santo, que o também jovem neo-catequista Arthur Costa – da Paróquia São Sebastião da Diocese de Castanhal (PA), sugeriu à catequista e coordenadora paroquial Camille Leão que fizessem a novena a São Carlos Acutis, em chave missionária, visitando casas de crianças e adolescentes que já haviam feito a Primeira Eucaristia e agora trilham na catequese do J1 (catequese de perseverança).

Arthur ouvira falar no então Beato Carlos Acutis em 2021, quando por ocasião de sua Primeira Eucaristia ganhou de presente um livro com a biografia do adolescente italiano que afirmava que a “Eucaristia é a minha estrada para o céu”. No mesmo ano participou de “Jornada Diocesana do J1” na Catedral Santa Maria Mãe de Deus, quando também muito se falou sobre o beato. Aos poucos, Arthur foi conhecendo mais o testemunho de Carlos.

Desde abril, Arthur passou a acompanhar a turma de J1 na Matriz São Sebastiao, juntamente com Camille, a catequista titular. Juntos eles motivam e acompanham seus catequizandos, como aconteceu no período da novena. “É com muita alegria que realizamos os nossos encontros da novena de São Carlo Acutis, onde podemos meditar juntos, como jovens e adolescentes desde o princípio sobre uma frase muito significativa deixada por esse tão querido santo da juventude. A frase “Tudo qu devemos pedir a Deus em orção é a vontade de sermos santos”, ou seja, através da sua santidade, do seu testemunho de fé, esperança e amor, pudemos observar sua grandeza e todas as virtudes que foram necessárias para ele assim alcançar o céu e a eternidade. Toda sua trajetória de vida foi desafiadora, sobretudo em seus últimos meses de vida, entretanto ele jamais deixou abater-se, pois a eternidade sempre foi sua meta. Portanto foi extremamente gratificante participar de cada encontro pedindo a São Carlos Acutis os benefícios necessários para bem vivenciar a nossa fé católica”, disse Camille.

O livreto para a novena foi organizado e montado pelo catequista Arthur, tendo como fontes os diversos livros que já leu sobre São Carlo Acutis “Inclui a oração inicial para todos os dias, a oração a São Carlos Acutis e uma específica para cada dia, um fato de sua vida, uma ladainha dedicada a ele, o Santo Terço, uma leitura bíblica para partilhar (selecionadas de acordo o tema proposto para cada dia) e a oração final para todos os dias”, disse Arthur. Sobre os recursos tecnológicos em geral que foram utilizados, incluindo IA, afirmou “Utilizei com moderação, sendo que o material produzido passou pela supervisão de catequistas mais experientes e do pároco João Ricardo, que revisaram o conteúdo.”

Para a catequizanda Luiza Carrera a novena ajudou a refletir sobre a vida, “nessa novena, pudemos refletir sobre a vida e os ensinamentos de São Carlo Acutis, que foi conhecido por sua profunda devoção à Eucaristia e por sua capacidade de levar outras pessoas a Jesus. Podemos pedir sua ajuda para crescer na fé, para sermos mais pacientes e para vivermos de acordo com os ensinamentos de Cristo. As novenas foram uma oportunidade para nos aproximarmos de Deus e refletir sobre a vida desse tão querido anjo da juventude, pedindo sua intercessão e seguindo seu exemplo de amor e esperança para os jovens.”

“Que alegria poder ter participado das novenas junto com essa turma! Certamente foram encontros de muita alegria, oração, reflexão e aprendizado, cada dia meditamos sobre temas diferentes e únicos da vida do nosso mais novo santo. Espero poder levar cada ensinamento e cada reflexão comigo em minha vida e também que nossa devoção por São Carlos Acutis cresça cada dia mais!” Disse o catequizando Jackson Júnior, que esteve no novenário a convite de seus amigos.

A catequizanda Eloísa Varela afirma que a novena foi um momento de reflexão. “A novena de São Carlo Acutis foi um período de 9 dias de oração, dedicados a este jovem santo católico. Durante esses dias nós nos reunimos para refletir sobre a vida e os ensinamentos dele, conhecer por sua profunda devoção à Eucaristia e por sua capacidade de levar outras pessoas a Jesus. A novena foi uma oportunidade para os devotos pedirem intercessão de São Carlo Acutis em suas vidas, buscando inspiração e orientação para viver de acordo com os ensinamentos de Cristo. É também um momento para refletir sobre a importância da fé, da oração e do serviço aos outros.”

Os pequenos devotos foram surpreendidos quando receberam a oração e a medalha de São Carlo Acutis, trazidas de Assis (Itália) pelos catequistas que participaram do Jubileu dos Catequistas em Roma.

Jaqueline Brito, mãe do catequizando Manoel Neto, testemunha que “todas as noites ele me conta como foi a novena, a experiência que foi partilhada. Está aprendendo. Ele gosta muito de estar com a turma! Está sendo muito bom pra ele. Ele tem autismo nível 1 de suporte e TDAH. Como mãe, eu só tenho a agradecer. O Manoel quase não queria sair, estar em locais em comunicação com muita gente. Tinha muita dificuldade de integração, de interação, mas desde que começou a participar do J1, graças a Deus o Manoel teve um desenvolvimento de querer participar, participar da Igreja, não quer perder nenhum encontro, Lectio Divina, e agora a novena. Até percebo ele mais prestativo. Ele tem 12 anos. E ele mesmo quer participar. Sou muito grata por todo o acolhimento e carinho que tem com ele.”

Segundo a catequista Camille, a novena é de grande importância “aprofundamos a fé e o testemunho de São Carlos Acutis, nosso santo de devoção, pedindo a graça de viver conforme a vontade de Cristo, assim como ele viveu.” Devido a dificuldades em se conseguir uma imagem, a novena teve como ícone peregrino um quadro feito pelos catequistas com um porta-retratos e uma foto que imprimiram. O mesmo será sorteado no Domingo, dia 12 de outubro, Dia de São Carlos Acutis. “Fizemos tudo com muito carinho, com a finalidade de fortalecer a devoção deste que é chamado anjo da juventude, buscando cumprir a profecia dada à mãe de Carlo, que após a canonização, viria uma geração de santos”, diz Arthur.

Que o Santo Espírito de Deus mova os corações, para que mais e mais pessoas possam conhecer e amar São Carlo Acutis, sendo devotos da Virgem Maria, apaixonados por Cristo e sua Igreja, vivendo uma fé autêntica expressa na caridade, testemunhando que a santidade continua sendo um caminho a ser trilhado com alegria e esperança!

São Carlo Acutis, rogai por nós!

 

……

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/