por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB

A Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Belém (PA) e da Diocese de Macapá (AP) já se encontra em solo europeu para o ‘Jubileu da Juventude’, que acontece de 27 de julho a 4 de agosto, em Roma. Sob o comando de Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo referencial para a Juventude no Regional Norte 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB N2, a peregrinação conta, também, com a participação dos jovens da Diocese de Humaitá (AM), que fazem parte deste grupo.

O grupo deixou o Brasil na madrugada de domingo (20) com destino a Lisboa, Portugal, onde iniciaram a ‘Peregrinação do Jubileu dos Jovens’ que estendeu até ontem. Nesta terça-feira o grupo encontra-se em peregrinação pela cidade portuguesa de Fátima, onde visitaram o Santuário de Fátima, um dos principais destinos religiosos da programação. Ao final do dia, no retorno, participarão de um encontro fraterno onde irão partilhar sobre a experiência vivida nesses primeiros dias de viagem.

“A contemplação dos jovens na agenda das celebrações do Ano Jubilar em Roma, está em sintonia com a sensibilidade da Igreja, uma vez que nos últimos anos tem dedicado especial atenção à juventude. Fato extraordinário foi a realização de um Sínodo mundial sobre os jovens que se concluiu com a Exortação Apostólica Pós-sinodal Christus Vivit. Na Bula de proclamação do Ano Santo, «Spes non confundit – a esperança não engana» (Rm 5,5), o Papa Francisco cita seis vezes os jovens. Os jovens são chamados a “olhar para o futuro com esperança”, mas isso comporta a necessidade da educação para a maternidade e paternidade responsáveis e toda a sociedade deve ser corresponsável por isso (cf. SNC,9). O Papa Francisco nos estimula a proporcionar aos jovens fortes experiências formativas”, disse Dom Antônio de Assis.

‘Peregrinação do Jubileu dos Jovens’ tem como objetivo proporcionar aos jovens participantes uma experiência de formação humana, fortalecimento espiritual e enriquecimento cultural em vista de firmá-los no serviço de liderança, evangelização e formação moral de outros jovens.

Durante os dezessete dias de peregrinação os jovens participarão de uma catequese sobre a importância da Esperança aprofundando o sentido da Vida, favorecendo assim a renovação da fé e do amor à Igreja, que irá favorecer os processos de conversão, crescimento humano e amadurecimento na fé, proporcionando a eles a percepção da beleza, grandeza e da unidade da Igreja católica.

No roteiro da peregrinação foi proposto a saída por Belém, uma vez que seria de fácil acesso aos jovens na Amazônia, tendo Lisboa como a primeira parada, e seguindo para Fátima, Veneza, Siena, Roma e Assis, retornando ao Brasil na terça-feira, dia 4 de agosto.

Abaixo uma previa da programação:

Mês de Julho:
dia 19 – Embarque em Belém (PA)
dia 20 – Chegada em Lisboa, Portugal – Inicio da peregrinação
dia 21 – Peregrinação em Lisboa
dia 22 – Peregrinação em Fátima
dia 23 – Viagem a Veneza
dia 24 – Peregrinação em Veneza
dia 25 – Saída de Veneza, com translado para Pisa / Sinalunga
dia 26 – Viagem a Roma
dia 27 – Peregrinação em Roma
dia 28 – Peregrinação por Roma Antiga
dia 29 – Peregrinação em Roma e Missa de Boas-vindas aos Peregrinos
dia 30 – Peregrinação em Roma e Programação do Jubileu da Juventude
dia 31 – Peregrinação em Roma, visita às Catacumbas de São Calisto, Missa, Promessas batismais, Orações pelo Santo Padre e pela Igreja | Programação do Jubileu dos Jovens

Mês de Agosto:
dia 1º – Jornada penitencial no Circo Massimo com a possibilidade de receber o Sacramento da Reconciliação | Visita à Basílica São Paulo Fora dos muros
dia 02 – Tor Vergata: entretenimento com música e testemunhos | Vigília com o Santo Padre (em Tor Vergata)
dia 03 – Tor Vergata: Santa Missa presidida pelo Santo Padre Papa Leão XIV | Missa Comunidade Brasileira
dia 04 – Visita a Assis
dia 05 – Retorno a Belém