
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
Em um gesto que une a fé do Jubileu Ordinário 2025 com a excelência da arte barroca, a Cidade Eterna se prepara para inaugurar uma exposição de peso na histórica Piazza Navona. Sob a chancela da revisão cultural “O Jubileu é Cultura”, a igreja de Sant’Agnese in Agone abrigará, de 18 de dezembro a 8 de fevereiro, a mostra “Cristo nossa paz”, reunindo duas obras-primas de Peter Paul Rubens e Michelangelo Merisi, o Caravaggio.
A curadoria de Don Alessio Geretti coloca em diálogo direto a Madonna com o Menino de Rubens e a dramática Incredulidade de Tomé de Caravaggio. Mais do que um mero encontro de mestres, a exposição é concebida como um convite à meditação sobre o cerne da esperança cristã: a Encarnação, Morte e Ressurreição de Cristo.
O fato de ambas as telas terem sido criadas em profunda conexão com o ambiente romano — Caravaggio trabalhando nos estertores do Jubileu de 1600 e Rubens inspirado por suas admirações na Urbe — confere um significado especial à mostra.
A inauguração, aberta ao público gratuitamente, ocorrerá no dia 17 de dezembro, às 18h. De lá em diante, a igreja abrirá suas portas diariamente, das 9h às 19h, para receber fiéis e amantes da arte em um momento de profunda reflexão espiritual promovido pelo Dicastério para a Evangelização.

….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/