por Vânia Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal
fotos Jandeson Boni / TV Mae de Deus Castanhal

“Os catequistas são uma força bonita para as nossas comunidades. Demos graças a Deus pelo Ministério do Catequista, pelo serviço que prestam, pelo bem que fazem. Eu fico agradecido porque, há 20 anos, à frente da Diocese, quem mais me ajudou; os braços, que me fizeram chegar mais longe, são esses homens e mulheres de grande fé.”

Assim falou dom Carlos Verzeletti, nesta manhã de domingo, 06 de outubro, por ocasião do Jubileu dos Catequistas, Peregrinos de Esperança, da Diocese de Castanhal.”

Cerca de 1500 catequistas, logo cedo, se concentraram na praça da Igreja São José. Dom Carlos, com breves palavras de acolhimento, convidou os participantes para a caminhada, que iniciaria na avenida principal, em frente à Igreja São José, prosseguindo até a Catedral Santa Maria Mãe de Deus.

 O grupo de cantores da Paróquia Santa Terezinha animou os peregrinos e a ministra diocesana da catequese. Professora Izabel Costa, conduziu as reflexões fundamentadas no documento de proclamação do Ano Santo, do Papa Francisco; no Catecismo da Igreja; nos escritos do Papa Leão XIV, durante o Jubileu dos Catequistas em Roma; no Novo Diretório para a Catequese e na Carta Pastoral 2025 de dom Carlos.

Nas escadarias da Catedral, a atenção foi geral, quando dom Carlos explicou o sentido do Jubileu e a oportunidade de testemunhar o amor de Deus, sinal de Esperança.

Na procissão de entrada da Celebração Eucarística, os catequistas, representantes das várias paróquias presentes, levaram a âncora, “logo” do Jubileu. Após a Missa, houve o testemunho dos catequistas que atuam nas diferentes realidades: os quilombos, os ribeirinhos, as diversas frentes de missão das periferias e centros urbanos.  

A catequese oficial do evento, com o título: “Catequistas, peregrinos de Esperança”, foi ministrada pela Irmã Iveth Amorim, que já foi precursora da Iniciação à Vida Cristã na Diocese de Castanhal, coordenando essa ação pastoral com docilidade e compromisso na formação dos catequistas.

O Jubileu dos Catequistas e seu XVII Congresso, encerrou na Adoração ao Santíssimo Sacramento e Benção do Envio, com o compromisso de testemunhar a fé e perseverar na Esperança.

A Igreja de Castanhal dá graças a Deus pela firmeza da equipe diocesana da Pastoral Catequética na pessoa de Irmã Adelaide Ataíde, coordenadora.

 

……

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/