por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB

Uma viagem emocionante pelos Estados Unidos, terra natal de Papa Leão XIV, revela a vida e a figura do Pontífice Agostiniano através de vozes, imagens e testemunhos, incluindo seus irmãos Louis e John. O documentário “Leo de Chicago” estará em breve nos canais de comunicação do Vaticano.

O documentário “Leo de Chicago”, uma produção da Direção editorial do Dicastério para a Comunicação em colaboração com a Arquidiocese de Chicago e o Apostolado El Sembrador Nueva Evangelización (ESNE), oferece um retrato aprofundado e inédito de Papa Leão XIV. A produção revisita a história do Pontífice em sua terra natal, os Estados Unidos, explorando sua infância, laços familiares, amizades, estudos, formação, vocação, compromisso social e paixões.

A viagem, realizada pelos jornalistas Deborah Castellano Lubov, Salvatore Cernuzio e Felipe Herrera-Espaliat, percorre os bairros de Chicago, começando pela casa da família em Dolton, com as recordações dos irmãos Louis Martin e John. A produção visita também os escritórios, escolas e paróquias lideradas pelos Agostinianos, a Catholic Theological Union e lugares frequentados por Robert Francis Prevost, como o restaurante Aurelio’s Pizza e o Rate Field. O itinerário se estende à Villanova University, perto de Filadélfia, e a Port Charlotte, na Flórida, onde reside o irmão mais velho.

Cerca de 30 testemunhas ligadas ao Pontífice compartilham histórias, anedotas, fotografias e filmagens, aprofundando a figura do líder da Igreja universal. Desde a infância, Leão XIV demonstrava uma inclinação para a vida religiosa, brincando de celebrar a Missa e recitar orações em latim. Ele abraçou o percurso de discernimento para entrar na Ordem de Santo Agostinho, dedicando-se aos estudos matemáticos e teológicos e engajando-se em iniciativas a favor da vida. Após deixar sua terra natal para servir no Peru, liderou com serenidade e decisão uma das maiores Ordens religiosas do mundo. O documentário revela também que ele apreciava a música dos anos 60-70, amava dirigir e acompanhava o beisebol pela televisão.

“Leo de Chicago” segue o documentário “León de Perú”, apresentado em junho, sobre os anos de missão de Prevost no país sul-americano. A publicação ocorrerá em breve nos canais dos media vaticanos.

 

 

…….

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/