por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2

A Diocese de Ponta de Pedras realizou no sábado (26) o ‘VI Encontro Regional da Juventude de Ponta de Pedras’. Mais de mil jovens, representantes das paróquias que compõem a diocese estiveram presentes na Paróquia de São Francisco de Paula, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Muaná (PA).

Padre Silvio Santos assessor diocesano para a juventude, animou a juventude na Romaria, que foi concluída com uma Celebração Eucarística, presidida por Dom Teodoro Mendes, bispo da Diocese de Ponta de Pedras.

O encontro acontece anualmente, sempre no quarto final de semana de outubro para celebrar o ‘Dia Nacional da Juventude – DNJ’ e o ‘Círio da Juventude da Diocese de Ponta de Pedras’ que este ano teve como tema ‘A juventude Perseverando na Oração com Maria Mãe de Jesus’.

Além do tema central trabalhado pelo padre Randel Nunes, a juventude participou de palestras que fizeram refletir sobre vários assuntos, ‘Depressão e Suicídio’ apresentada pelo padre Silvio Santos, ‘Liderança Cristã’ sob a assessoria do padre Odmilsom Rodrigues, e ‘Vocação’ pelo padre Silas Nascimento. As palestras foram uma preparação para as ‘Oficinas Temáticas” que fechou a manhã.

Após o louvor com o grupo Encontro de Jovens com Cristo – EJC, os padres presentes receberam os jovens para as confissões, seguida da Adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelo padre Ricardo Teixeira, da obra de Maria. Ao final da tarde foi rezado o Terço Mariano na Igreja da Matriz com os representantes das paróquias do regional, com o padre Zacarias Lima

No início da noite deu-se o início da ‘Romaria da juventude 2024’ sob a animação dos padres Silvio, Odmilson e Zacarias, que pelas ruas de Muaná entoaram orações, cânticos e louvores, levando a alegria própria da juventude por onde passavam. Finalizando a romaria no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré, onde foi realizada a Santa Missa presidida por Dom Teodoro, e concelebrada pelo padre Silvio Santos.

O ‘Encontro Diocesano da Juventude’ foi concluído com o show do grupo EJC da cidade de Vigia, e com o Evangeliza Show do padre Silvio Santos.

Para o padre Silvio Santos, estar presente animando a juventude é ter a certeza que eles serão o futuro da Igreja “já trabalho com a Pastoral Juvenil na Diocese de Ponta de Pedras há mais de 13 anos, e a cada ano que passa, acompanhar a caminhada espiritual da juventude para mim é uma felicidade, porque sei que estou ajudando-os a ter um encontro pessoal com Jesus, e que assim, saberemos que o futuro da Igreja estará cada vez mais sólida, forte e evangelizadora”, disse o assessor da juventude, da Diocese de  Ponta de Pedras.