Por Dom Vital Corbellini

Bispo de Marabá – PA.

 

Marabá estará completando a quadragésima primeira edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Esse ano faremos no formato como no ano passado, em família, sem o Círio presencial. Mas o povo de Deus poderá acender uma vela diante da imagem de Nossa Senhora, do Sagrado Coração de Jesus, pois faremos uma carreata pelas ruas da cidade. poderá também acompanhar pelos meios de comunicação social o andamento do círio, através das TVs, TV Círio Nossa Senhora de Nazaré.

Os círios refletem sempre algum tema para a vida dos devotos de nossa senhora e esse ano o tema: Ó Maria e José, fortalecei-nos na unidade da paz em Cristo. O círio é mariano, porque Maria que aceitou o plano de Deus de que ela geraria, o Filho de Deus. Maria disse sim ao Plano de Deus na salvação da humanidade, de modo que o Salvador pode entrar na realidade humana, tornando-se igual a nós em tudo, menos o pecado. Nós, incluímos a figura de São José, pai adotivo de Jesus Cristo e chefe da Sagrada Família.

O Papa Francisco colocou o ano de São José, pois foi uma pessoa muito obediente ao Senhor e à sua vontade. Ele também disse sim ao plano do Senhor. Nós pedimos que eles fortaleçam a todos, na unidade da paz em Cristo. A CF 2021, enunciou sobre o Senhor Jesus Cristo que derrubou o murro de separação que existia entre judeu e pagão e criou um ser humano novo, que o homem e mulher, de modo tenhamos a paz e amor. Como dissemos acima o círio será em família.
As missas seguirão o caminho do Círio, a primeira será no santuário, no sábado de tarde, depois se seguirá com carro até a beira do Rio Tocantins, onde ocorrerá o Círio Fluvial. logo após seguirá para Marabá Pioneira e na Catedral diocesana. Na parte da noite haverá a missa e apresentação do manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

No domingo, terá uma missa na catedral e em seguida sairá de carro seguirá a Transamazônica e algumas ruas da cidade até chegar ao palco do santuário para a missa de encerramento. Nesta missa teremos também a abertura do Sínodo 2023, na Diocese de Marabá: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Nossa Senhora de Nazaré, rogai a Deus por nós.

Nós vemos a importância do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em nossas vidas, das pessoas que amam a Maria e ao seu Filho Jesus Cristo. Ele ajuda na missão de levar a a palavra de Deus para as famílias, para as comunidades, para as paróquias e para o mundo. Maria é na nossa mãe que nos leva ao seu Filho Jesus Cristo.
Por último, por intercessão de Nossa de Nazaré abençoe todas as pessoas de nossa cidade, a diretoria, os organizadores, os sacerdotes, e as autoridades municipais e estaduais, entidades que ajudam a realizar o nosso círio. Que Nossa Senhora de Nazaré derrame benções e um feliz círio para todos.