Mais de 200 mil pessoas participaram do trigésimo nono Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Marabá-PA, no último domingo, 20 de outubro. Foi verdadeiramente uma manifestação da fé, da esperança e da caridade. O tema do Círio de Nazaré deste ano foi: “A Rainha da Amazônia, alegria e amor na Diocese de Marabá”.
“Isso demonstrou a fé que o povo tem em Maria de Nazaré, um fenômeno de religiosidade popular, muito grande no povo do Norte. As pessoas pedem a Maria graças, na certeza de que ela as conduzirá ao seu Filho Jesus Cristo”, afirmou dom Vital Corbellini que está em Roma, participando do Sínodo para a Amazônia.
Mesmo estando no Sínodo, o bispo acompanhou a procissão por fotos e vídeos e fez questão de falar sobre este momento:
“Nossa Senhora de Nazaré é a Rainha da Amazônia, onde muitos lugares têm o círio, acontecimento eclesial de muita fé e de muito amor. E temos o nosso Círio que é de grandes proporções, de muitas pessoas que vieram das paróquias, de outros Estados e das comunidades para participar com alegria e com amor. O Círio está ligado ao Sínodo, que fala sobre a presença da Igreja na Amazônia e para uma ecologia integral. O Sínodo é uma oportunidade para refletir a necessidade de preservar a floresta e, sobretudo, os povos originários, os povos indígenas e todo o povo de Deus, na cidade e no campo. Tem-se presente também que é alegria e amor porque ela nos mostra o seu Filho Jesus Cristo. Por isso somos convidados a rezar por todas as pessoas, sobretudo as doentes, as pobres. Tudo isso é dado na Diocese de Marabá porque somos diocesanos e diocesanas. Estamos completando 40 anos de Diocese de Marabá. Isto é graça de Deus e responsabilidade humana. Somos pessoas, povo de Deus, os ministros consagrados, os diáconos, os presbíteros, o bispo, as religiosas, os vocacionados e pessoas de boa vontade. Somos chamados a sermos discípulos, discípulas, missionários e missionárias de Jesus Cristo. Sejamos sempre mais uma igreja em saída, de missão que evangeliza e é evangelizada. Vivamos a vocação que o Senhor nos concedeu com alegria e doação, com amor a Deus, ao próximo como a si mesmo.
Marabá viveu um fim de semana, sábado, dia 19 e domingo, dia 20 de Outubro uma grande manifestação de fé pelas ruas onde o povo rezou louvou a Deus pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré. Teve também o Círio fluvial no sábado de tarde, a troca do manto na missa da noite, e no domingo de manhã, a missa e a procissão até o santuário, com a missa de encerramento do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O povo manifestou a sua vontade de seguir a fé, Maria Santíssima, Jesus Cristo, pelo agarramento de suas mãos na corda da berlinda, caminhando sob um sol escaldante. Tudo isso coloca a necessidade de sempre mais vivermos a religiosidade popular porque o povo participa de eventos de massa, manifestando a sua adesão ao Senhor, por Maria, que é também a vivência do batismo, da crisma e da eucaristia. O Senhor abençoe a todos os participantes do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá”, concluiu.