por Alaíse Ribeiro / Arquidiocese de Belém
foto João Claudio /Paróquia Sagrado Coração de Jesus
A Arquidiocese de Belém convida para a Missa em Ação de Graças e envio de Dom Antônio de Assis Ribeiro, neste sábado (15), às 9h, na Catedral Metropolitana de Belém, presidida por Dom Antônio.
A celebração contará com a presença Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar, o clero arquidiocesano, além de representantes das pastorais, movimentos, serviços e novas comunidades.
Dom Antônio de Assis Ribeiro foi nomeado, em 18 de dezembro de 2024, como novo Bispo da Diocese de Macapá. A cerimônia de posse ocorrerá no dia 26 de fevereiro, às 19h, na Catedral São José, em Macapá, com a presença de todos os bispos do Regional Norte 2 da CNBB.
Dom Antônio permanecerá na Arquidiocese de Belém até o dia 21 de fevereiro e, a partir do dia 22, iniciará sua nova missão. Sua história na Igreja de Belém ficará marcada pelo legado deixado ao rebanho que acompanhou e pela certeza de que cumpriu sua missão com excelência. Sua saudação sempre será lembrada: “Sigam firmes na fé!”.
Para Dom Antônio a experiência com bispo na Arquidiocese de Belém foi muito positiva e profundamente envolvente, por ser da região e já ter servido como padre na Igreja de Belém. “Levo no meu coração uma experiência significativa nas periferias, no mundo juvenil, acadêmico onde coordenei e fui professor do curso de teologia na Faculdade Católica de Belém. Por fim, na às áreas missionárias estimulando os padres, seminaristas e leigos a avançar cada vez mais com a igreja ” disse Dom Antônio.
O legado de Dom Antônio na Arquidiocese de Belém
Em 2018, foi nomeado vice-presidente do Instituto Dom Vicente Zico, mantenedor da Faculdade Católica de Belém, onde também coordenou o curso de Teologia e integrou o Conselho Superior. Em 2021, passou a lecionar a disciplina “A Educação Católica” no curso de pós-graduação da Faculdade Católica de Belém. Em 2022, foi nomeado coordenador da Comissão do Sínodo Arquidiocesano de Belém.
Na área da comunicação e assistência social, foi vice-presidente da Fundação Nazaré de Comunicação e acompanhou diversas pastorais, incluindo a Juvenil, Carcerária, da Criança, da Saúde e da Educação.
Dom Antônio deixa um legado de dedicação e compromisso com a evangelização e a promoção social, sendo um exemplo de fé e serviço para toda a comunidade católica.
Vida e obra de Dom Antônio
CURRICULUM-VITAE-Dom-Antonio-de-Assis-Ribeiro-Atualizado-2024