Acontecerá na Prelazia do Alto Xingu o Projeto Missão Jovem entre os dias 15 a 25 de julho.
Por Luzia Vidal
Pela Comissão Central de Organização da MJ da Prelazia
Primeiramente, é salutar saber que a Missão Jovem é um Projeto da Comissão Episcopal para a Juventude, e que é fruto de um bonito processo iniciado no ano 2012, quando a Igreja no Brasil se preparava para o grande e inesquecível evento da Jornada Mundial da Juventude, JMJ Rio2013. Logo, todos os acontecimentos, como os seminários, a peregrinação dos símbolos e a própria JMJ foram espaços onde a juventude católica brasileira manifestou seu desejo de sair, de ir em missão.
Portanto, para nós, enquanto Prelazia do Alto Xingu – Tucumã nos sentimos agraciados por acolher esse projeto, principalmente nesse momento da história, após o largo tempo de pandemia que ocasionou o enfraquecimento e desestruturação de vários movimentos e pastorais e, ainda, pelo fato de sermos a Prelazia mais jovem do Brasil, o que está sendo um desafio novo para as paróquias e suas comunidades.
Ademais, nos sentimos gratos pela Comissão Episcopal para a Juventude ter escolhido nossa Prelazia para a realização a Missão Jovem 2022. Aqui, já podemos sentir a reanimação da Pastoral da Juventude e dos movimentos juvenis desde os primeiros encontros de formação em preparação à missão. Está sendo lindo, ver nossa juventude se encontrando e reencontrando, encantada e cheia de expectativas pela Missão.
Hoje, podemos contar com o envolvimento e comprometimento de aproximadamente 300 jovens e assessores adultos em toda a Prelazia, uma juventude animada, cheia de sonhos e de alegria que espera ansiosa o grande momento de acolher dezenas de jovens das várias Dioceses do País para juntos fazer um lindo caminho de unidade e partilhas de fé, de conhecimentos, de culturas.
Contudo, diante dos diversos desafios que impactam diretamente a vida das juventudes da Prelazia, acreditamos que a Missão Jovem será, também, um momento de somar forças e como Igreja viver e ser profetiza, anunciando a Boa Nova e denunciando todas as formas de violência e injustiça que destroem a vida das nossas florestas, rios e igarapés, dos nossos povos originários e de toda a nossa gente que luta pela vida.
Com alegria e esperança, animados pela fé no Ressuscitado que nos dá vida e coragem, esperamos ansiosos esse grande evento que já está sendo um marco histórico para a nossa Prelazia.