Com informações da Pascom Diocesana de Bragança
Faleceu nesta quinta feira (19) em Bragança, aos 99 anos, Irmã Edith Almeida de Souza, cofundadora da Congregação das Missionárias de Santa Teresinha. A missionária, que nasceu em Bragança, estava internada há um mês na UTI do Hospital Santo Antônio, vítima de um Acidente Vascular Cerebral.
Conta o pesquisador José Ribamar Oliveira, que entre as normalistas que concluíram o curso em 1943 estava uma jovem, filha de um comerciante de Bragança, a senhorita Edith. De tanto ouvir D. Eliseu falar nas suas aulas sobre a necessidade de professoras catequistas para o interior, Edith sentiu um grande desejo de dedicar-se a educação das crianças e dos jovens.

Em 1944, Dom Eliseu convidou a professora Edith para vir morar no colégio. Lecionava e ajudava as Irmãs na rouparia, pois era hábil costureira. Sua trajetória na vida religiosa começou no dia 19 de março de 1948, em Ourém, quando professou os santos Votos de Castidade, Obediência, Pobreza e Alegria, sendo, então a primeira Missionária de Santa Teresinha.

Irmã Edith esteve sempre ao lado de Dom Eliseu em todos os momentos, ajudando- o na fundação da nova Congregação. Em 1958, D. Eliseu nomeou oficialmente a Irmã Edith como Superiora Geral da Sociedade das Missionárias de Santa Teresinha e organizou o primeiro Conselho Familiar. Edith Almeida, foi professora da primeira turma de Normalistas do Instituto Santa Teresinha.

Seu corpo foi velado na Capela do Instituto Santa Teresinha, onde missionárias de diversas comunidades e ex-alunos da professora Edith prestaram suas últimas homenagens. O sepultamento ocorreu no fim da tarde desta sexta feira em Bragança, no Cemitério Santa Rosa de Lima no bairro do Alegre.

 

Na imagem, Irmã Edith Almeida de Souza, co-fundadora da Congregação das Missionárias de Santa Teresinha
Fonte da imagem: Fabrício Bragança