por Aritana Aguiar / Ascom Arquidiocese de Santarém

Neste ano de 2025, o Núcleo Jovem do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Arquidiocese de Santarém escolheu a Paróquia São Paulo Apóstolo, na Rodovia Santarém-Curuá-Una, para levar o Projeto de Núcleo e Comunidade Ambiental (PNCA). A iniciativa tem como foco a formação de lideranças jovens da paróquia, para poderem desenvolver um papel mais ativo dentro de suas comunidades. A abertura do projeto é neste sábado, 12, na Igreja Matriz de Santo Antônio, comunidade Jacamim, às 20h.

Este encontro do sábado será o primeiro contato do Núcleo com os jovens da paróquia, no qual as famílias também estarão envolvidas. Haverá momentos de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Segundo a coordenadora do Núcleo Jovem, Gabriele Lopes do Rosário, o projeto deve ser realizado num período de um ano. “A escolha da Paróquia São Paulo Apóstolo foi um desejo do Núcleo Jovem em busca de avançar em águas mais profundas e, como nos solicitou o Papa Francisco, para sermos uma Igreja em saída. Aí a busca pela concretização do principal carisma do movimento, sendo a evangelização dos ambientes”, ressaltou.

“Desejamos fazer formações de lideranças na liturgia, na catequese de crisma e nas relações humanas. Nosso foco é formar lideranças juvenis dentro da paróquia”, detalhou Gabriele.

Neste projeto, o Núcleo de Jovens realizará uma ação de porta em porta nas comunidades para fazer um levantamento de jovens existentes na paróquia. Além disso, também serão realizadas atividades voltadas para o resgate e maior participação dos jovens para a Igreja; encontros de troca de conhecimentos e de capacitação. A coordenação ainda pretende realizar um retiro para a juventude no segundo semestre deste ano para fortalecimento espiritual.