Com a temática: “ Catequista, participação é a nossa Vocação”, os catequistas da Diocese de Castanhal voltaram a se encontrar na Catedral Santa Maria Mãe de Deus, neste dia 28, no 14º Congresso Diocesano, no domingo em que a Igreja lembra da vocação dos leigos e é também o dia dos Catequistas. Após dois anos com o Congresso sendo realizado de forma virtual, ou apenas com os coordenadores, mais de 1.300 catequistas se fizeram presentes, manifestando alegria intensa por este retorno, por voltarem a se encontrar, refletida na participação de cada um ao longo do Encontro.
O tema do Congresso seguiu a temática abordada por Dom Carlos em sua Carta Pastoral deste ano, focada na Participação. Logo após a Missa de Abertura do Congresso, Monsenhor Gabriel realizou importante Catequese sobre a Carta Pastoral, conduzindo os catequistas aos temas seguintes, enfatizando quatro pontos diferentes: Família, Participação no mundo do Trabalho e da Política, Sinodalidade e a Inclusão. Cada uma dessas catequeses mediadas por pessoas com experiência na área e com muito a partilhar com os catequistas, que acompanharam com muita atenção cada relato e testemunhos.
Esse reencontro foi muito importante para a Pastoral catequética continuar se fazendo presente na vida de cada catequista e de sua missão nas Paróquias. Encontros como esse permitem que os catequistas possam perceber que não estão sozinhos e o quão importante é a sua função nas Comunidades, além de permitir que troquem experiências com os demais nas mais diferentes Paróquias.
O Congresso terminou com um belo momento de Adoração, comunhão plena dos anseios de cada um apresentados ao Senhor, e o envio para um nova etapa do Congresso que acontecerá nas Comunidades, com o Tríduo Bíblico-catequético. Que o Congresso seja, para cada catequista, sinal da presença de Deus na missão de cada um. Evangelizar é preciso e a participação é fundamental.
Cleber Jaques- Pastoral da Catequese
Fotos da Pascom Diocese de Castanhal