por Francesca Merlo / VaticanNews
foto Caritas Jerusalém
O legado de paz do Papa Francisco continua a brilhar em nosso mundo assolado por conflitos. A proximidade que ele demonstrou aos mais vulneráveis durante sua missão terrena está irradiando mesmo após sua morte, e esta mais recente surpresa não é exceção: Seu papamóvel, o próprio veículo de onde ele acenou e esteve perto de milhões de fiéis em todo o mundo, está sendo transformado em uma unidade móvel de saúde para as crianças de Gaza.
Um desejo final para as crianças de Gaza
Foi seu desejo final para as pessoas a quem ele havia demonstrado tanta solidariedade ao longo de seu pontificado, especialmente nos últimos anos. E em seus últimos meses, o Papa confiou a iniciativa à Caritas Jerusalém, buscando responder à terrível crise humanitária em Gaza, onde quase um milhão de crianças foram deslocadas. Em meio à horrível guerra, infraestrutura colapsada, um sistema de saúde mutilado e falta de educação, as crianças são as primeiras a pagar o preço, com fome, infecções e outras condições evitáveis colocando suas vidas em risco.
O Papa Francisco frequentemente declarava que “As crianças não são números. Elas são rostos. Nomes. Histórias. E cada um é sagrado”, e com este presente final, suas palavras se tornaram ação.
O papamóvel remodelado está sendo equipado com equipamentos para diagnóstico, exame e tratamento – incluindo testes rápidos para infecções, instrumentos de diagnóstico, vacinas, kits de sutura e outros suprimentos que salvam vidas. Ele será equipado com médicos e paramédicos, alcançando crianças nos cantos mais isolados de Gaza, uma vez que o acesso humanitário à faixa seja restaurado.
Em um comunicado de imprensa, Peter Brune, Secretário-Geral da Caritas Suécia, escreveu que “com o veículo, poderemos alcançar crianças que hoje não têm acesso a cuidados de saúde – crianças feridas e desnutridas”.
“Esta é uma intervenção concreta que salva vidas em um momento em que o sistema de saúde em Gaza entrou em colapso quase completo”, acrescentou.
Um convite para nunca esquecer
A Caritas Jerusalém, que há muito serve as comunidades de Gaza em condições difíceis, está liderando o esforço no terreno. Com mais de cem funcionários comprometidos com a prestação de cuidados de saúde, a organização está agora construindo sobre o legado de compaixão e força do Papa, ao mesmo tempo em que leva sua bênção final ao povo de Gaza.
“Este veículo representa o amor, o cuidado e a proximidade demonstrados por Sua Santidade aos mais vulneráveis, que ele expressou ao longo da crise”, disse Anton Asfar, Secretário-Geral da Caritas Jerusalém.
Em fotos divulgadas do projeto, o veículo parece ter sido cuidadosamente adaptado para atender às necessidades daqueles que mais precisam.
Mas “não é apenas um veículo”, disse Brune. “É uma mensagem de que o mundo não se esqueceu das crianças em Gaza.” E é também um convite: para que o resto do mundo se lembre também.