Em Manaus, desde a última segunda-feira (20/08), está ocorrendo o III Encontro da Igreja católica na Amazônia Legal, que tem como tema o Sínodo Pan-Amazônico. Uma comitiva do Regional Norte 2 que compõem os Estados do Pará e Amapá da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, também está participando desse momento importante para os Cristãos.

Foto: REPAM

Mais de 50 bispos, das dioceses, prelazias do Brasil  estão participando do Encontro que vai até o dia 23 de agosto. O Cardeal Cláudio Hummes, Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM e arcebispo emérito de São Paulo disse que “Encontros como esse têm que ser realizado com muita coragem e paixão”.

Ainda segundo dom Cláudio o Sínodo está “no contexto da Evangelii Gaudium, da Laudato Si, da Misericordia e Vultus, de Aparecida e do Vaticano II”. No decorrer dos dias, haverá uma análise de conjuntura, além da partilha e trocas de experiências dos bispos, com foco Amazônico.

Sínodo para Amazônia

Será realizado em outubro de 2019. O sínodo para Amazônia foi convocado pelo Papa Francisco e será bastante discutido nos dias do III Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal.

Membros do Conselho Pré-Sinodal

Cardeal Cláudio Hummes, Dom Erwin Krautler, Dom Neri Tondello, Dom Roque Paloschi, Ir. Maria Irene Lopes, Pe. Justino Rezende, indígena da etnia Tuyuka, Pe. Paulo Suess, a leiga e professora Márcia Oliveira, e Peter Hughes, do Peru.

 

Foto Capa: Ana Paula (Manaus)

Foto 2 : REPAM