por Vívian Marler / Pascom CNBB N2
com informações de Eduardo da Amazônia
Pastoral da Criança CNBB N2
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil do Regional Norte 2, através da Pastoral da Criança, encerrou hoje (25/9) a “Semana Estadual de Capacitadores da Pastoral da Criança”. O encontro aconteceu na forma virtual e contou com a participação de duzentos capacitadores das (Arqui)Dioceses e Prelazias do Regional (Pará e Amapá).
Dentre os temas abordados, o uso das tecnologias digitais, em especial o aplicativo “Pastoral da Criança + Gestante”, foi muito debatido, pois é uma ferramenta muito importante na formação e acompanhamento dos líderes.
A programação, contou ainda com as capacitações do ‘Guia da Gestação aos 6 anos’, ‘Líder’, ‘Alimentação e Hortas’, ‘acompanhamento Nutricional’, ‘Brinquedos e Brincadeiras’, ‘Paróquia – Missão e Gestão’ e realizou um cadastro de capacitações e OFCI no e-Turmas e Eventos (NSI).
Para a coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Ir. Veneranda Alencar Deus não escolhe os capacitadores, mas capacita os escolhidos “A importância dos capacitadores na missão da pastoral da criança faz toda diferença, pois são pessoas simples das comunidades que recebe formação para o melhor desempenho de sua atuação junto as famílias, gestantes e crianças, para que todas elas tenham vida em abundância”
E continuou “O capacitador é um multiplicador de informações que orienta as lideranças a servir melhor sua comunidade, paróquia e diocese. É um agente de transformação que une fé e vida para aprimorar o desenvolvimento infantil de nossas crianças”, disse a coordenadora Nacional.
O encontro contou também com a participação de Dom Teodoro Mendes Tavares, C. S. Sp, Bispo da Diocese de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó.