
por Vívian Marler / Assessora Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
Na Praça São Pedro, em Roma, o Papa Leão XIV celebrou a Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, destacando a importância da fé e da oração na vida dos cristãos. Em seu discurso, o Papa enfatizou que a Imaculada Conceição é um milagre que se renova no Batismo, quando os cristãos são lavados do pecado original e se tornam filhos de Deus.
“É grande o dom da Imaculada Conceição, mas o é também o dom do Batismo que recebemos!”, afirmou o Papa. Ele também destacou a importância da liberdade em aceitar os dons de Deus, citando São Agostinho “Maria acreditou e nela o que acreditou se cumpriu”.
Após a celebração do Angelus, o Pontífice saudou os fiéis presentes na Praça São Pedro, incluindo os peregrinos da Itália e de outras partes do mundo. Ele também abençoou o grupo de Rocca di Papa e a tocha com que acenderão a Estrela natalina na Fortaleza da cidade.
O Papa também dirigiu um cumprimento especial aos sócios da Ação Católica Italiana, que celebram o Dia da adesão. “Desejo a todos uma frutuosa atividade formativa e apostólica, para serem testemunhas críveis do Evangelho”, afirmou.
Leia o discurso do Papa na integra, abaixo.
SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO
DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA
PAPA LEÃO XIV
ANGELUS
Praça São Pedro
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
Caros irmãos e irmãs, boa festa!
Hoje celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria. Expressamos nossa alegria porque o Pai dos Céus a quis “totalmente imune à mancha do pecado original” (cf. B. Pio IX, Const. ap. Ineffabilis Deus, 8 de dezembro de 1854), cheia de inocência e santidade para poder confiar-lhe, para a nossa salvação, “o seu Filho unigênito […] amado como a si mesmo” (ibid.).
O Senhor concedeu a Maria a graça extraordinária de um coração totalmente puro, em vista de um milagre ainda maior: a vinda ao mundo, como homem, do Cristo Salvador (cf. Lc 1,31-33). A Virgem o soube, com o espanto típico dos humildes, do cumprimento do Anjo: “Alegra-te, cheia de graça: o Senhor está contigo” (v. 28) e com fé respondeu o seu “sim”: “Eis aqui a serva do Senhor: aconteça em mim segundo a tua palavra” (v. 38).
Comentando essas palavras, São Agostinho diz que “Maria acreditou e nela o que acreditou se cumpriu” (Sermo 215, 4). O dom da plenitude de graça, na jovem de Nazaré, pôde dar fruto porque ela, na sua liberdade, o acolheu abraçando o projeto de Deus. O Senhor age sempre assim: nos faz grandes dons, mas nos deixa livres para aceitá-los ou não. Por isso Agostinho acrescenta: “Acreditamos também nós, para que o que se cumpriu [nela] possa também nos ajudar” (ibid.). Assim, esta festa, que nos faz alegrar pela beleza sem mancha da Mãe de Deus, nos convida também a crer como ela acreditou, dando o nosso assentimento generoso à missão a que o Senhor nos chama.
O milagre que para Maria aconteceu na sua concepção, para nós se renovou no Batismo: lavados do pecado original, nos tornamos filhos de Deus, sua morada e templo do Espírito Santo. E como Maria, por graça especial, pôde acolher em si Jesus e doá-lo aos homens, assim “o Batismo permite a Cristo viver em nós e a nós viver unidos a Ele, para colaborar na Igreja, cada um segundo a própria condição, na transformação do mundo” (Francisco, Catequese, 11 de abril de 2018).
Caríssimos, é grande o dom da Imaculada Conceição, mas o é também o dom do Batismo que recebemos! É maravilhoso o “sim” da Mãe do Senhor, mas pode sê-lo também o nosso, renovado cada dia fielmente, com gratidão, humildade e perseverança, na oração e nas obras concretas do amor, dos gestos mais extraordinários aos compromissos e serviços mais comuns e cotidianos, para que em todo lugar Jesus possa ser conhecido, acolhido e amado e a todos chegue a sua salvação.
Pedimos isso hoje ao Pai, por intercessão da Imaculada, enquanto juntos oramos com as palavras em que Ela mesma primeiramente acreditou.
Depois do Angelus
Caros irmãos e irmãs!
Saúdo com carinho todos vocês, romanos e peregrinos da Itália e de outras partes do mundo, em particular os fiéis de Molina de Segura, na Espanha, a Associação cultural “Firenze in Armonia” e os “rapazes da Imaculada”. Abençoo de bom grado o grupo de Rocca di Papa e a tocha com que acenderão a Estrela natalina na Fortaleza daquela bela cidadezinha.
Dirijo um cumprimento especial aos sócios da Ação Católica Italiana, que hoje, nas comunidades paroquiais, celebram o Dia da adesão. Desejo a todos uma frutuosa atividade formativa e apostólica, para serem testemunhas críveis do Evangelho.
A vocês, caros romanos e peregrinos, dou encontro para esta tarde na Praça da Espanha, onde irei para o tradicional tributo à Madona Imaculada. À sua intercessão confiamos a nossa constante oração pela paz.
Desejo a todos uma serena festa na luz da nossa Mãe celeste. Até logo!
….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/