por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
Em sua mensagem para o ‘V Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas’, o Papa Leão XIV destaca a importância da esperança na terceira idade e convida a sociedade a valorizar e cuidar dos idosos, que são “testemunhas da esperança” e fontes de sabedoria.
O Papa exorta a uma “revolução da gratidão e do cuidado”, incentivando visitas e o apoio aos idosos, a fim de combater a solidão e o abandono.
Na mensagem, na integra ao final da materia, o Papa Leão XIV reflete sobre a esperança como fonte de alegria em todas as idades, especialmente na velhice. Ele cita exemplos bíblicos de idosos que foram instrumentos de Deus, como Abraão, Sara e Moisés, para enfatizar que a idade avançada não é um impedimento para realizar os desígnios divinos.
O Papa ressalta que os idosos são sinais de esperança para a sociedade, pois sua experiência e sabedoria são valiosas para as novas gerações. Ele lembra que a fragilidade dos idosos precisa do vigor dos jovens, mas a inexperiência dos jovens também precisa do testemunho dos idosos.
“O nosso físico é débil mas, mesmo assim, nada nos pode impedir de amar, de rezar, de nos doarmos, de sermos uns pelos outros, na fé, sinais luminosos de esperança. Possuímos uma liberdade que nenhuma dificuldade pode tirar-nos: a de amar e rezar. Todos, sempre, podemos amar e rezar”, disse o Pontífice em sua mensagem.
Inspirado no Jubileu bíblico, o Papa convida a uma “libertação” dos idosos, especialmente da solidão e do abandono. Ele pede uma mudança de atitude em toda a Igreja, com paróquias, associações e grupos eclesiais se tornando protagonistas da “revolução da gratidão e do cuidado”.
O Papa Leão XIV conclui sua mensagem incentivando a todos a perseverar na fé e no amor, transmitindo a esperança e o conforto aos que mais precisam. Ele afirma que, mesmo na velhice, é possível amar, rezar e doar-se aos outros, sendo sinais luminosos de esperança em todas as idades.
O DIA MUNDIAL DOS AVÓS
O Dia Mundial dos Avós é celebrado anualmente no quarto domingo de julho, este ano, será celebrado no dia 27. A data foi instituída pelo Papa Francisco para homenagear e reconhecer a importância dos avós e idosos na sociedade e na vida familiar.
Mensagem do Santo Padre para o V Dia Mundial dos Avos e das Pessoas Idosa 2025_ (1)