por Vívian Marler / Assessora de Comuicação do Regional Norte 2 da CNBB
com informações da Mercedes-Benz
O Papa Leão XIV acaba de receber um presente especial, um “Papa Móvel” totalmente elétrico! Este marco histórico o torna o primeiro pontífice a abraçar a mobilidade sustentável em seus deslocamentos.
O escolhido para a missão é o Mercedes-Benz Classe G 580 EQ, uma versão elétrica do icônico jipe que tem servido o Vaticano desde 1980. Este veículo foi meticulosamente adaptado para atender às necessidades do Papa, ostentando a tradicional pintura branca e um sistema de tração nas quatro rodas com motores elétricos, garantindo movimentos suaves e precisos em baixa velocidade. Um destaque especial é o assento central giratório, que permite ao Papa saudar os fiéis em todas as direções.
Este Papamóvel moderno e ecológico representa um passo importante em direção a um futuro mais verde para o Vaticano. A decisão de adquirir o veículo foi tomada ainda durante o pontificado de Francisco, com a entrega ocorrendo em dezembro de 2024. Desde então, o carro foi utilizado apenas por alguns meses, indicando que está praticamente novo e com baixa quilometragem.
Produzido na Alemanha, o veículo passou por uma cuidadosa personalização pelas equipes da Mercedes-Benz, tanto no país de origem quanto na Itália, com o objetivo de preservar o estilo clássico dos Papamóveis, ao mesmo tempo em que incorpora soluções tecnológicas inovadoras. Entre os itens personalizados, destacam-se o assento central com ajuste de altura, a cobertura para proteger em dias de chuva e uma porta traseira sob medida para facilitar o acesso, especialmente considerando que o Papa Francisco utilizava cadeira de rodas na época da entrega.
O veículo exibe uma pintura perolizada discreta, mantendo a sobriedade esperada para o carro oficial da Santa Sé. Como de costume, o Papamóvel ostenta a placa “SCV 1”, que identifica os carros destinados ao chefe de Estado do Vaticano.
Além de simbolizar a continuidade da tradição, o novo Papamóvel representa um passo importante em direção à sustentabilidade. Equipado com quatro motores elétricos, um em cada roda, o Classe G 580 entrega 587 cavalos de potência e 118 kgfm de torque. Com essa configuração, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, embora essa performance dificilmente seja exigida no uso cotidiano do Vaticano.
Outro destaque é a autonomia do jipe que pode rodar até 473 km com uma única carga, sem emissão de poluentes. Para enfrentar terrenos mais difíceis, o modelo também oferece um sistema que simula uma marcha reduzida, o que reforça sua capacidade off-road.
A adoção do Papamóvel elétrico faz parte de um esforço maior da Santa Sé para eletrificar gradualmente sua frota. Embora ainda conte com veículos a combustão, principalmente para funções operacionais, o Vaticano já deu início à transição, que tem como meta a completa eletrificação até 2030. Parte dessa estratégia inclui também a utilização de modelos como o Volkswagen ID.3, que já circulam na cidade-estado.