Nos dias 18, 19 e 20 de outubro ocorreu o primeiro encontro de apresentação das Famílias Missionárias, ligadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM), no estado do Pará. O encontro foi realizado na Comunidade Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua-PA, e reuniu pessoas que participaram empenhadas em conhecer a metodologia e o carisma da Obra de Propagação da Fé.
Animadas pela família Santos: Leila, Leidiane e Edivaldo, a qual coordenou e articulou a realização do encontro, as famílias participantes puderam conhecer os passos para criação e implantação da FM em uma comunidade ou paróquia. Por estarem ligadas às POM, as Famílias Missionárias seguem um processo metodológico semelhante às outras atividades da obra.
Como explicou o Padre Badacer Neto, secretário nacional da Propagação da Fé, o qual assessorou o encontro: “nossa obra nasceu do testemunho de missionários e missionárias”. Segundo ele, a obra deve testemunhar Jesus Cristo na vida em família, “pois a Igreja nasceu pela missão e continua ainda hoje pela missão que é motivo de sua existência, é por Jesus que estamos aqui”, ressaltou.
O encontro contou ainda com o apoio e participação do Conselho Missionário do Regional Norte 2 (COMIRE), da Juventude Missionária do Pará e da Infância e Adolescência Missionária da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Ananindeua-PA, que animaram o evento, o qual foi reflexo positivo da articulação e cooperação, tão importantes para a ação missionária da Igreja que trilha um cominho sinodal.
“Desde que conheci o carisma missionário da IAM decidi fazer da minha vida uma missão, desde o começo eu quis viver essa missão e o sentimento que tenho com este encontro é de gratidão”, afirmou Leila Santos, articuladora das Famílias Missionárias da Arquidiocese de Belém. Após a avaliação do encontro, os participantes comprometeram-se em empenhar-se no amadurecimento e implantação desta atividade missionária.
Texto e Imagens: Renan Rosário – COMIRE Norte 2