por Pascom / Paróquia São Vicente de Paulo / Arquidiocese de Belém
Em comunhão com a Semana do Meio Ambiente e iluminados pela Campanha da Fraternidade 2025, a Paróquia São Vicente de Paulo, em Ananindeu (PA), pertencente a Arquidiocese de Belém, realizou no sábado (7/6) uma trilha ecológica e criou uma horta com as crianças da catequese, promovendo duas ações que uniram fé, compromisso e conscientização ecológica.
Os paroquianos participaram de uma trilha ecológica, com cerca de 4km, no Parque Estadual do Utinga – PEUt, em Ananindeua, vivenciando momentos de oração, reflexão e contato com a natureza. Ainda pela manhã, as crianças da catequese criaram uma horta socioeducativa no espaço paroquial, aprendendo sobre cultivo, sustentabilidade e cuidado com a vida.
As iniciativas fortaleceram o compromisso da paróquia com a preservação da Casa Comum e com a formação de uma comunidade mais consciente e comprometida com o bem comum.
Para o pároco padre Demison Batista as ações realizadas durante a semana do meio ambiente fortaleceram os desejos de cuidado com a Casa Comum. “As ações que nossa Paróquia promoveu ao longo da Semana do Meio Ambiente, envolvendo crianças, jovens e adultos, não buscam apenas nos lembrar do dever de cuidar da natureza, mas ao mesmo tempo, como afirmou o Papa Francisco na Laudato Si’, “deve acima de tudo proteger o homem da autodestruição” (cf. LS, n. 163). Além de levar a uma reflexão sobre a maneira correta de interpretar o conceito do ser humano como ‘senhor’ do universo, que é justamente o de entendê-lo como um administrador responsável. Nesse sentido, podemos acrescentar, a partir de uma leitura dialógica com o problema da natureza para o qual somos chamados, pelas Escrituras, não apenas a ser ‘dono’ da natureza, mas também a ser irmão, aquele que cuida e protege a criação”, disse o pároco.
Parque Estadual do Utinga
O Parque Estadual do Utinga (PEUt) é uma Unidade de Conservação Estadual criada com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, estimular a realização de pesquisas científicas e, além disso, incentivar o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, incluindo o turismo ecológico.