por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
com informações PASCOM / Paróquia Cristo Redentor / Diocese de Abaetetuba 

A Paróquia Cristo Redentor, ligada a Diocese de Abaetetuba, viveu o domingo, 7/9, de intensa alegria e renovação da fé. Em celebração à canonização de São Pier Giorgio Frassati e São Carlo Acutis, a comunidade paroquial acolheu jovens de diversas localidades para um encontro memorável, marcado por momentos de oração, partilha e confraternização.

O ponto alto do evento foi a presença da relíquia de primeiro grau de São Carlo Acutis, um momento de profunda emoção que permitiu aos jovens sentirem a proximidade do santo padroeiro da internet. A presença da Comunidade Obra de Maria, vinda de Belém, também enriqueceu o encontro, transmitindo um inspirador testemunho de fé e vida missionária.

A programação incluiu momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzidos pelo administrador paroquial, padre Diego Meneses, proporcionando aos jovens um contato íntimo com Cristo Eucarístico. A celebração da Santa Missa fortaleceu ainda mais os laços de comunhão e renovou a esperança em cada coração presente.

A alegria contagiante da juventude se manifestou nas gincanas, onde a união e o entusiasmo demonstraram a beleza de vivenciar a fé em comunidade. Através de jogos e atividades recreativas, os jovens celebraram a vida e a importância de se manterem firmes nos valores cristãos.

“A finalidade do nosso encontro foi justamente reunir os jovens novamente”, declara padre Diego Meneses. “Há muito tempo não tínhamos uma programação voltada para eles. Aproveitando a canonização de São Carlo Acutis, quisemos oferecer este encontro como um presente, para mostrar o quanto eles são importantes e amados. O testemunho dos santos jovens nos convida a refletir sobre a santidade que é possível a todos nós”, conclui o padre.

A presença da relíquia de primeiro grau de São Carlo Acutis tornou o encontro ainda mais especial. “Não foi apenas a memória, mas a presença do próprio santo entre nós que fez toda a diferença”, ressalta padre Diego Meneses, expressando sua gratidão a Deus pela possibilidade de terem, no dia da canonização, a reliquia de São Carlo Acutis. 

O que são relíquias e seus graus?

Na Igreja Católica, relíquias são objetos ou partes do corpo associados a santos e beatos. Elas são classificadas em três graus, de acordo com a proximidade com o santo:

Relíquia de primeiro grau:

É uma parte do corpo do santo — como fragmento de osso, sangue, cabelo ou, como no caso de São Carlo Acutis, a relíquia que está na Diocese de Abaetetuba possuí fios de cabelo. Essas são consideradas as relíquias mais sagradas e raras.

Relíquia de segundo grau:

É um objeto que teve contato direto com o corpo do santo, geralmente roupas ou itens pessoais. Por exemplo o pulôver azul escuro que ele usava e que está exposto em Campo Grande (MS).

Relíquia de terceiro grau:

É um objeto que foi tocado em uma relíquia de primeiro grau ou em algo usado pelo santo. Por exemplo, um terço que encostou no relicário

…….

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/