por Vívian Marler / Assessora Comunicação Regional Norte 2 da CNBB

A Pastoral Familiar do Regional Norte 2, no dia 9 de março, esteve presente em Bujaru, na Paróquia São Joaquim e Santana, pertencente a Diocese de Abaetetuba ministrando formação sobre a ‘Preparação dos noivos na proposta de Itinerário Vivencial de acompanhamento personalizado para o Sacramento do Matrimônio’.

O encontro reuniu os agentes da Pastoral Familiar de Bujaru, Quatro Bocas e Barcarena e a Pastoral Familiar diocesana. Para a Luciana Limão, coordenadora da Pastoral Familiar do Regional Norte 2, o encontro foi bastante participativo e dinâmico “os agentes de pastorais tiraram muitas dúvidas sobre o formato da proposta que o Papa Francisco nos pede, como o acompanhamento dos noivos, para que possam ter essa catequese pré-matrimonial na preparação para o sacramento do matrimônio”

E continuou explicando que o pedido do Papa Francisco já é antigo, muito antes dele se tornar papa “essa mudança, essa nova proposta que pede o Papa Francisco, o Papa João Paulo II, o São João Paulo II, já havia solicitado, tanto em documentos Familiaris Consortio como documentos Amoris laetitia [a Alegria do Amor]. Então, foi um momento muito importante para a Diocese de Abaetetuba porque eles já estão realmente se organizando para esse acompanhamento dos noivos em forma de itinerários, de catequeses pré-matrimoniais”, finalizou Luciana sobre o encontro