
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
A Pastoral Familiar do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizou nos dias 28 e 29 de novembro, o simpósio ‘Fertilidade e Infertilidade Conjugal à Luz da Fé Católica’ realizado na Igreja São João Paulo II, em Belém (PA), que teve como assessoras Rayned Neres de Oliveira e a médica Nicole Maués Flexa.
Em um mundo onde a tecnologia avança incessantemente na busca pela paternidade, a Fé Católica mantém uma postura firme: a procriação é um dom sagrado, inseparável do amor conjugal. Enquanto casais enfrentam a dor da infertilidade, a Igreja oferece amparo espiritual, mas impõe limites éticos rigorosos a métodos como a Fertilização In Vitro, defendendo a sacralidade da vida desde sua concepção.
O simpósio sobre abertura à vida, paternidade responsável e método de ovulação Limos foi um marco importante para a compreensão da vontade de Deus na vida das famílias. O simpósio atraiu um público mais amplo, que não era necessariamente da pastoral familiar, mas que buscava aprender para a própria vida.
“É fundamental entender a origem do termo paternidade responsável e como a Igreja se envolveu nessa realidade ao longo dos anos, especialmente desde a década de 60. Apresentei de forma clara como funciona o Método de Ovulação Billings (MOB), e isso foi um grande ganho para os agentes de pastorais e para as famílias que buscam viver de acordo com os ensinamentos da Igreja. Muitos casais e famílias têm questionamentos sobre esse tema, e agora eles podem encontrar respostas e orientações.
Foi incrível ver como eles [participantes] ficaram surpreendidos com a abordagem e acolheram no coração esse novo conhecimento como um processo de compreensão da vontade de Deus para a própria vida. Na minha perspectiva, o simpósio vai dar muitos frutos, tanto dentro da pastoral familiar como a nível pessoal, nas relações familiares e nos matrimônios. É um passo importante para que as famílias possam viver de acordo com os ensinamentos da Igreja e encontrar a felicidade e a paz que vêm da compreensão da vontade de Deus”, disse Rayned.
A médica Nicole Maues Flexa explanou durante o simpósio sobre a dificuldade que alguns casais tem em engravidar. “Foi uma alegria enorme poder contribuir com esse evento e falar sobre um tema tão importante e recorrente, especialmente quando se trata da infertilidade. Uma a cada seis pessoas no mundo enfrenta alguma dificuldade de engravidar, o que é uma estatística relevante de 15% da população. Muitas vezes, os casais que recebem esse diagnóstico sofrem em silêncio, sem saber que isso é comum e que existem muitas causas que podem ser tratadas.
Durante o simpósio, pudemos conversar sobre os métodos naturais, como o Billings e o método Crayton, e sobre a Napro Technology, uma ciência médica que ajuda a melhorar a fertilidade do casal de forma natural e respeitando a individualidade de cada um. Também abordamos os conflitos éticos e morais da fertilização in vitro e o posicionamento da Igreja em relação à reprodução humana artificial.
A Igreja é coerente com seus princípios, valorizando a dignidade da pessoa humana, o ato conjugal e a valorização das famílias. Os métodos naturais e a Napro Technology trazem esperança e um caminho alternativo para os casais que desejam engravidar, respeitando a sua fé. Além disso, a adoção é uma opção incentivada pela Igreja, que pode ser uma experiência frutífera para muitos casais. Foi um prazer compartilhar essas informações e ajudar a esclarecer dúvidas e trazer esperança para os casais que enfrentam dificuldades de engravidar”, explicou Dra. Nicole Flexa.
….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/




















