De 31 de agosto a 02 de setembro, ocorreu o Encontro da Pastoral familiar que realiza um serviço organizado e planejado por meio de agentes específico. O evento foi feito no Sagrado Coração de Jesus, pertencente da diocese de Marabá da Conferência Nacional dos Bispos do brasil – CNBB do Regional Norte 2 (Pará e Amapá).

“Foi bastante proveitoso para aprofundar a pastoral Familiar, para que assim esta pastoral que é a mãe de todas as pastorais possa se implementar sempre mais nas paróquias e comunidades”, disse dom Vital Coberllini, bispo da diocese de Marabá.

O Encontro reuniu casais e pessoas de diversas paróquias da Diocese de Marabá, visando a implementação na base pelas comunidades e paróquias. A pastoral familiar tem presentes algumas etapas como a pré-matrimonial, envolvendo a preparação dos jovens para vida matrimonial e familiar, e ajuda a preparar os casais em situações irregulares; matrimonial que inclui a celebração do matrimônio, e dá apoio aos novos casais.

A pastoral também tem o pós-matrimonial que diz respeito ao empenho da Igreja local em ajudar o casal a descobrir e viver a sua nova vocação e missão de uma maneira alegre, de doação, de amor de um para com o outro; e também os casos especiais que dá atenção às famílias em situações difíceis.