por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2

A Arquidiocese de Belém, por meio da Pastoral Juvenil Socioeducativa, promoveu um dia de celebração e reflexão para encerrar suas atividades anuais, nesta quarta-feira (17/12). O evento reuniu jovens que estão cumprindo medidas preventivas, oferecendo um espaço de acolhimento e dignidade que transcende as paredes institucionais.

O dia foi marcado por momentos de intensa recreação, incluindo atividades didáticas, temáticas e, de forma descontraída, brincadeiras na piscina. Mais do que simples lazer, o encontro buscou reforçar laços de fraternidade e oferecer um respiro na rotina desses jovens. O ponto alto da celebração foi a Santa Missa, um momento de comunhão e partilha finalizado com a presença e a bênção de Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar de Belém.

O Papel Transformador da Igreja no Socioeducativo

A iniciativa da Arquidiocese de Belém reflete a importância da Igreja Católica em atuar nas “periferias existenciais”, oferecendo apoio social e psicológico a adolescentes em situação de vulnerabilidade. O trabalho da Pastoral Socioeducativa (que se alinha à Pastoral do Menor) vai além da assistência religiosa; ele se concentra na promoção da dignidade humana, oferecendo oportunidades e condições para que o jovem possa reescrever sua história.

Ao final do encontro Dom Paulo sobre a importância do trabalho realizado com os jovens “Estamos encerrando um dia maravilhoso onde jovens estão se recuperando e reaprendendo o significado da beleza, da liberdade e do livre-arbítrio orientado para as coisas de Deus. Foi um momento de lazer e, fundamentalmente, um momento de oração, culminando com a celebração da Santa Missa”.

A fé e a moral cristã inseridas nesse contexto fornecem um senso de pertencimento e incentivam valores como amor, respeito e empatia. Ao levar a mensagem de Cristo a esses ambientes, a Igreja não apenas evangeliza, mas cumpre um papel crucial na reintegração social, mostrando que a misericórdia e a esperança são caminhos possíveis para a transformação e para a construção de um futuro mais justo.

“Se unirmos todas as forças — a Igreja e as diversas instituições civis —, conseguimos atingir nosso objetivo. Os jovens são os mesmos, quer seja a Igreja que os atenda, quer seja a sociedade civil. Portanto, ao juntarmos forças e colocarmos alma e espírito em tudo o que realizamos, garantimos que continuaremos caminhando juntos pelo bem comum”, finalizou o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.

Instituições, profissionais, religiosos e leigos interessados em participar do projeto basta entrar em contato  com padre Samuel através do WhatsApp (91) 98370-0049.


Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/